Festival do Clube

Começa a edição de 2017! Espie fatos e fotos

16.09.17

A efervescência de inúmeras mentes criativas reunidas na Cinemateca Brasileira, em São Paulo, dá o tom da edição de 2017 do Festival do Clube de Criação, que acontece neste sábado (16), domingo (17) e segunda-feira (18).

Este ano, cerca de 170 nomes de peso, oito deles internacionais, ligados às mais diversas áreas da economia criativa, participam de 55 painéis que prometem refletir sobre temas essenciais do universo da criatividade, em palestras, workshops e mesas de debates, entre inúmeras outras atrações do evento (veja a programação completa aqui).

Na palestra de abertura, Laís Prado, editora-chefe do Clubeonline e curadora do Festival do Clube, recebeu, no palco da Sala Adobe, Fernando Campos, presidente do Clube e sócio e diretor geral de criação da Santa Clara.

Laís lembrou que este é o sexto Festival desta nova fase do evento e sublinhou ainda o aniversário de 15 anos do site de notícias do Clube de Criação, o Clubeonline – revelando que uma revisão total da plataforma digital do Clube está a caminho.

Entre as novidades do Festival deste ano, a executiva destacou que todo mediador de palestra indicou um livro – que poderá ser relacionado ou não com o assunto debatido em seu respectivo painel. Todas as indicações das obras poderão ser conferidas no Instagram do Festival do Clube (@festivaldoclube).

Este ano teremos também o ‘Cantinho do Palestrante’, no Jardim das Goiabeiras, aqui na Cinemateca: um momento para que os participantes possam fazer perguntas logo depois de finalizado o debate nas salas, já que muitas vezes não há tempo suficiente para tirar todas as dúvidas nos quinze minutos finais da palestra, dedicados às perguntas da plateia”, contou Laís.

A curadora do Festival lembrou ainda que neste sábado, 16, é dia de eleições do Clube e todos os sócios (pessoa física) são convidados a votar. “É também dia de se despedir do Fernando Campos, que está há oito anos no Clube – quatro dos quais como vice e quatro como presidente - e que deu tudo o que tinha e mais um pouco pela entidade”, elogiou.

Campos fez um retrospecto rápido de sua gestão e ressaltou pontos que considera importantes: o surgimento e consolidação do Novo Festival do Clube, as mudanças implementadas no julgamento do Anuário e a busca por uma maturidade financeira e de gestão para a associação, bem como a busca por fazer do Clube uma entidade atuante e cada vez mais relevante. “São oito anos e uma sensação de realização e de continuidade: a diretoria que construiu a história da entidade nesses últimos anos continua à frente do Clube. Desta forma, os projetos e as ambições seguem”, pontuou.

Sobre o Festival, o presidente do Clube lembrou se tratar de um “sonho antigo”. “Buscamos construir algo mais legítimo, que não fosse apenas um ‘tapinha nas costas’ da categoria. Hoje, temos debates feitos de forma corajosa, sem preocupações ‘políticas’, é um evento livre. Alcançamos a ambição de ser um Festival menos de publicidade e mais um evento cultural e a curadoria de conteúdo de Laís Prado é crucial para essa conquista”, observou. “Existem muitos eventos legais sobre criatividade e a gente não queria fazer apenas mais um. É difícil botar isso de pé, mas colocamos exatamente o que a gente sonhava. Esse Festival é um patrimônio que a gente tem que cuidar”, defendeu.

Campos falou ainda sobre a modificação do formato da premiação do Anuário. “O Clube nasceu por causa do Anuário. Mexer nele é complicado mas não queríamos ser dogmáticos quanto a isso. Primeiro, abrimos as peças do Anuário no Facebook, tornando o Clube menos ‘clubinho’. Recentemente, mudamos também a forma de premiar, separando por categorias de negócios: uma novidade grande em comparação ao jeito de premiar em outros lugares do mundo, mas nosso mercado tem seu próprio ‘jeito de ser’, temos nossas crenças, e o Anuário é reflexo disso”, ponderou.

Por fim, Campos ressaltou que sua gestão buscou construir solidez para o Clube como entidade. “É um processo em andamento, mas já evoluiu. Como negócio, o Clube era frágil, dependia de ajuda o tempo todo e a entidade, cada vez mais, se sustenta pelo interesse das marcas em participar da vida do Clube. Não tem glamour a busca pela maturidade financeira, mas é importante citar isso, porque se trata de um trabalho fundamental que viabiliza coisas fantásticas, como este evento”, disse.

Durante o balanço de sua gestão, o presidente do Clube de Criação também destacou o que chamou de “algumas dívidas”. “A primeira vamos ‘pagar rápido’, porque esperamos que isso role muito em breve: que é fazer este tipo de debate do Festival acontecer durante o ano todo, na sede do Clube, e não apenas durante estes três dias”, revelou.

A segunda (dívida) é um sonho maior, que vejo como uma obrigação do Clube como entidade: realizar um grande projeto educacional, de formação. Já conversamos com parceiros, mas nenhum projeto foi viabilizado ainda. Faz parte da missão central do Clube ajudar a formar critério para essa nova geração de criativos. Com certeza este projeto ainda vai rolar. Contem comigo para isso”, declarou.

No final, Campos também foi homenageado com um vídeo que apresentou depoimentos de profissionais do mercado - como Fernando Nobre, Joanna Monteiro, Eduardo Lima, Rejane Bicca e Guilherme Jahara - que agradeceram a gestão do presidente à frente do Clube de Criação.

Valéria Campos

Serviço: