arrow_backVoltar

Nota de falecimento

Julio Ribeiro, aos 84 anos

02.02.18

Julio Ribeiro, nascido em 01/12/1933, bacharel em direito pela USP, aluno de Planejamento de Marketing na Harvard Business School (Boston), fundador da Talent e uma referência na publicidade brasileira, faleceu na madrugada desta sexta-feira, 2, aos 84 anos, vítima de um AVC. Ele entrou para a propaganda em 1958, na McCann Erickson. Atuou também na Denison, Alcântara Machado e MPM.

A primeira agência que fundou, em 1972, foi a Julio Ribeiro Mihanovich, com Armando Mihanovich. Deixou a agência em 1975 e se tornou sócio da MPM/Casabranca, até 1980, ano em que fundou a Talent, que foi adquirida pelo Publicis Groupe em 2010.

No final de 2014, deixou a empresa. Meses depois criou a Julio Ribeiro Planejamento, junto com Roberto Lautert, o Alemão.

Em sua história, há cases que se tornaram emblemáticos na publicidade, como “Não é assim uma Brastemp”, “Nossos japoneses são mais criativos”, “Bonita camisa, Fernandinho”.

Julio Ribeiro foi um dos homenageados no Hall da Fama do 35º Anuário do Clube de Criação (leia mais aqui).

O enterro será no Cemitério do Morumbi, às 17h. Velório a partir das 11h.

Confira o comunicado da Talent:

"Com muito pesar, comunicamos que Julio Ribeiro faleceu nesta madrugada, 2 de fevereiro, aos 84 anos, em consequência de um AVC. Julio Ribeiro foi um empresário de espírito inquieto, que sempre se antecipou ao seu tempo, um dos grandes nomes da publicidade brasileira.

Advogado, formado pela USP. Completou seus estudos nos Estados Unidos, onde cursou Business Management, da Harvard Business School, e Criatividade, na NYU.

Em 1980, Julio fundou a Talent, agência responsável por campanhas de sucesso como 'Não é assim uma Brastemp', 'Bonita camisa, Fernandinho', 'Pergunta lá no Posto Ipiranga', entre outras. Em dezembro de 2014, se desligou da agência. No início de 2015, incansável, fundou a JRP - Julio Ribeiro Planejamento.

Recebeu o prêmio Líder Empresarial da Gazeta Mercantil durante quatro anos consecutivos. Também por quatro anos, recebeu o prêmio Caboré, o mais importante da propaganda brasileira. Em 2012, recebeu da Abap o prêmio Ícones da Comunicação. É considerado, pelo mercado publicitário, pioneiro e referência na área de Planejamento. Autor de seis livros sobre técnicas de publicidade e marketing.

Nós, colegas de Julio Ribeiro na Talent e hoje inspirados pelas suas lições na Talent Marcel, lamentamos profundamente o seu falecimento.

Julio Ribeiro é um dos pilares de um mercado publicitário sério, especialista, ético e criativo no Brasil. Suas palavras e atos serão ouvidos para sempre. Orgulho e saudades de você, Julio!”

Nota de falecimento

/