arrow_backVoltar

O espaço é seu

Patrulhando o patrulhamento (Fernando Campos)

23.02.16

Juro que eu achei que era piada quando me disseram que a campanha "O mundo tá chato" (da Almap BBDO paraPepsi) seria julgada pelo CONAR. Mas, ao que tudo indica, há algum tempo já cruzamos a linha a partir da qual piadas são cruelmente assassinadas justamente por se tornarem realidade. O surrealismo está respirando por aparelhos.

Pois é verdade: cerca de 50 pessoas, segundo o que foi noticiado na imprensa, entraram com um recurso no CONAR contra a campanha, alegando que ela "desmerece os movimentos em defesa das minorias". Fui imediatamente rever o filme, de repente havia alguma referência sexista, racista, elitista, sei lá, fui procurar pêlo em ovo. Mas o ovo estava perfeitamente depilado.

O que a campanha faz, de forma impecável, é expor uma visão da marca, bem-humorada e crítica, sobre um mundo dominado pelo politicamente correto. E assim expressa sua OPINIÃO (ainda podemos tê-las?): a de que o patrulhamento é...chato. Veja: a PEPSI não disse que o patrulhamento deveria ser ilegal, apenas que era...chato. Eu adorei. Teve gente que não gostou. Daí a processar a campanha vai um container. De chatice.

Pensando bem, o que a Pepsi fez foi patrulhar o patrulhamento. E repito: fez isso de forma divertida, leve, sem um traço do rancor e da agressividade que são marca registrada dos patrulheiros de plantão.

E o que os mesmos acharam disso?

Adivinha: acharam chato.

Fernando Campos, sócio e diretor de criação da Santa Clara e presidente do Clube de Criação

 

O espaço é seu

/