O Espaço é Seu

A criação de espetáculos atraentes (Karen Fuoco)

12.09.17

A criação de espetáculos atraentes

Imagens surpreendentes e grandes gestos simbólicos criam uma aura de poder - todos reagem a eles

Defender-se com palavras às vezes pode ser um negócio arriscado; elas são instrumentos importantes e podem se perder pelo caminho. As palavras que as pessoas usam para nos convencer virtualmente nos convidam a refletir sobre elas com as nossas próprias palavras. Ficamos cismados e acabamos acreditando no contrário do que dizem. Faz parte da nossa natureza perversa. Acontece também que, muitas vezes, as palavras despertam associações não pretendidas por quem as pronunciou.

O visual, por outro lado, encurta o caminho neste labirinto de palavras. Ele ataca com o poder emocional e um imediatismo que não dá espaço para reflexões e dúvidas. Como a música, ele passa por cima do pensamento racional e você tem a possibilidade de criar um espetáculo atraente que torna as palavras desnecessárias.

As palavras podem colocar você na defensiva. Se você precisa se explicar, o seu poder já foi colocado em dúvida. A imagem, por outro lado, se impõe como um dom. Ela desencoraja perguntas, cria associações convincentes, resiste a interpretações não desejadas, comunica instantaneamente e forja vínculos que transcendem as diferenças sociais.

As pessoas nem sempre querem palavras, nem explicações racionais ou demonstrações dos poderes da ciência. Elas querem um apelo imediato às suas emoções. Encene espetáculos para todos que o cercam, repletos de elementos visuais interessantes e símbolos radiantes e curiosos que realcem a sua presença.

O primeiro passo quando se usa símbolos e imagens é compreender a predominância da visão sobre os outros sentidos. O visual quase sempre contém um grande poder emocional.

Mais eficaz do que tudo é uma nova combinação - uma fusão de imagens e símbolos que ainda não tenham sido vistos juntos, mas cuja associação demonstre claramente a sua nova ideia, mensagem, religião. A criação de novas imagens a partir de outras antigas tem um efeito poético - as associações do espectador se excitam, dando-lhe a sensação de estar participando.

Lembre-se: a sua busca de poder depende de atalhos. Você deve sempre evitar a desconfiança das pessoas, o desejo perverso que elas têm de resistir ao que você quer. Imagens são atalhos extremamente eficazes: desviando-se da cabeça, sede da dúvida e da resistência, elas vão direto ao coração. Dominando o olhar, elas criam poderosas associações, unindo as pessoas e ativando suas emoções. Com a luz branca da lua nos olhos, elas não enxergam as suas trapaças.

Use o poder dos símbolos como uma forma de cerrar fileiras, animar e unir as suas equipes. Afinal, o visual - com as palavras certas - é o caminho mais fácil para seus corações.

Karen Fuoco, executiva de marketing e consultora da Miami Ad School

Leia o artigo anterior da autora, aqui.

O Espaço é Seu