Mídia/Veículos

Telinha

Silvio Santos comemora 60 anos como apresentador

fevereiro

No dia 07 de fevereiro de 1958, há 60 anos, Silvio Santos (87 anos), estreava como apresentador na extinta TV Paulista, no comando do programa “Hit Parade”, que destacava as 10 músicas mais vendidas durante a semana.

Depois, Silvio Santos também apresentou no canal 5 as atrações “Quando os Maestros se Encontram”, “Bolada Fik-Forte” e “O Grande Espetáculo” (ao lado da atriz Cacilda Lanuza).

Dois anos depois, em 1960, Silvio Santos alugou no mesmo canal o horário nobre das sextas-feiras, a partir de 3 de junho, para a estreia do programa “Vamos Brincar de Forca”, apresentado por ele.

A atração era uma gincana, baseada no tradicional “Jogo da Forca”, e contava com a participação dos clientes do “Baú da Felicidade”, que, acredite, também está sob administração do comunicador há 60 anos, desde 1958.

No ano seguinte, em 1961, a atração foi substituída pelo programa de perguntas e respostas “Ganhando e Apostando”, passando da noite de sexta para a de quinta-feira, que em 1962 daria lugar à primeira versão do“Pra Ganhar é Só Rodar”, atração que na época inovava com um pião que entregava prêmios.

Cinco anos depois de estrear como apresentador, Silvio Santos finalmente chega ao dia mais disputado da TV brasileira: o domingo. No dia 2 de junho de 1963, há quase 55 anos, estreava na TV Paulista (canal 5) o “Programa Silvio Santos”, na época dirigido por Luciano Callegari. A atração era formada por três subprogramas: “Cuidado com a Buzina” (primeira atração de calouros comandada por Silvio), “Roda Pião” (o famoso pião da fortuna que distribuía prêmios aos clientes do Baú) e “Justiça dos Homens” (dramatização de casos reais enviados por carta pelos telespectadores). A atração também foi levada ao ar pela Rede Globo, a partir de 1966, quando ela adquiriu a TV Paulista, ficando no ar até 25 de julho de 1976, período em que Silvio Santos pagava pelo horário à emissora.

O comunicador inaugurou sua própria emissora, a TVS, canal 11 do Rio de Janeiro, em 1976, e ali o “Programa Silvio Santos” passou a ser exibido. A atração, com duração de 8 horas,  aos domingos, era gravada em São Paulo, e tinha como locação o “Teatro Manoel de Nóbrega” até chegar ao “Teatro Silvio Santos” tempos mais tarde, na zona Norte da cidade.

Em 19 de agosto de 1981, Silvio assinou em Brasília a concessão de canais para a estreia nacional do SBT (Sistema Brasileiro de Televisão), emissora que hoje tem 36 anos de existência.

O “Programa Silvio Santos” permanece no ar nas noites de domingo, a partir das 20h.