The Global Creativity Report

SP ocupa 3ª posição em ranking de Cannes

20.10.16

A cidade de São Paulo foi a terceira mais premiada no Festival Internacional de Criatividade de Cannes 2016, de acordo com o The Global Creativity Report deste ano.

Para elaborar os rankings, o relatório leva em consideração os resultados do Cannes Lions, Lions Health, Lions Innovation e do novo Lions Entertainment.

A ascensão da região Ásia-Pacífico na lista das cidades mais premiadas é um destaque deste ano. Auckland (Nova Zelândia) garantiu o quarto lugar -  ano passado a cidade aparecia na 19ª posição. Tóquio (Japão) ficou no sexto lugar, Melbourne (Austrália) no 16º, Bangkok (Tailândia) em 17º, e Mumbai (Índia) em 20º.

Enquanto isso, Sydney (Austrália) está em declínio constante, caindo para 13ª colocação em 2016 (em 2015 estava na 9ª e em 2014 na 8ª posição).

Nova York manteve-se como a cidade de melhor desempenho, seguida por Londres, em segundo lugar.

No ranking de anunciantes, Samsung, que em 2015 ocupou o segundo lugar, subiu para a primeira colocação. Burger King assegurou o segundo lugar, melhorando o desempenho de 2015, quando apareceu em quinto. A Microsoft ficou em terceiro lugar.

O ano de 2016 foi bom para países que o relatório chama de 'mercados emergentes': El Salvador, Bangladesh, Arábia Saudita e Croácia garantiram seus primeiros Leões e Taiwan conquistou Ouro no capítulo estreante Lions Entertainment.

Quatro agências da América do Sul entraram para a lista chamada Innovation Agency of the Year: Maruri Grey, Guayaquil, do Equador, conquistou o segundo lugar; J.Walter Thompson Costa Rica, San José, apareceu em quinto; Grey Brasil, São Paulo, em oitavo; e McCann Lima; Peru, na 11ª posição.

Além disso, três agências brasileiras estão no topo do ranking chamado Health Agency of the Year: Havas Life, São Paulo, na sexta posição; Triunfo Sudler Brasil, Campinas, na 12ª; e McCann Health, São Paulo, na 17ª colocação.

Profissionais com melhor desempenho também são classificados, incluindo diretores de arte, redatores, diretores de criação e diretores de cena. Pela primeira vez um diretor de cena argentino lidera o ranking: Nicolas Hardy. Já Atul Kattukaran é o primeiro diretor de cena indiano a se classificar no top 10.

O Global Creativity Report também apresenta listagens completas para prêmios especiais, incluindo Agência do Ano, Rede do Ano, Holding do Ano e Agência Independente do Ano, e está disponível no Cannes Lions Archive, onde pode ser visualizado na íntegra, apenas por assinantes.

Leia anteriores sobre o Global Creativity Report, aqui e aqui.

Leia todas sobre Cannes aqui.

The Global Creativity Report