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15 anos depois de ‘Evolution’

Dove combate cultura tóxica de selfies (com prints)

28.04.21

A marca Dove quer combater a cultura tóxica de selfies altamente editadas em sua nova campanha, que volta a abordar a questão da autoestima feminina.

O anunciante descreve o novo comercial "Reverse Selfie" (assista abaixo) como uma continuação de seu filme "Evolution" (veja aqui), criado em 2006 pela Ogilvy Toronto e que revelou todo o trabalho necessário para transformar uma mulher comum em uma modelo pronta para peças publicitárias.

Na nova peça, desenvolvida pela Ogilvy de Londres, o público confere uma selfie ao contrário. Começa com uma imagem glamorosa que uma mulher postou de si mesma nas redes sociais, com cabelo perfeito, pele impecável e maquiagem.

À medida que as imagens retrocedem, são revelados todos os elementos utilizados para se atingir o resultado, incluindo filtros, ajustes e retoques. No final, podemos ver a pessoa real por trás da imagem - uma garotinha que não se parece em nada com a mulher em a foto.

Um texto encerra a peça: "The pressure of social media is harming our girls’ self-esteem. Let’s reverse the damage".

A direção é de Benito Montorio, da Independent. Segundo a agência, a fotografia original, de Sophie Harris-Taylor, foi criada com o mesmo aplicativo de retoque usado por milhões de adolescentes. A jovem que aparece no filme foi escalada, em parte, porque tem experiência direta com os problemas que ele aborda.

O comercial direciona os espectadores a este site, onde os pais, em particular, podem encontrar conselhos para ter uma "conversa sobre selfies" com seus filhos e baixar um kit para ajudá-los a enfrentar os efeitos negativos das redes sociais.

A campanha, que está sendo veiculada em vários mercados, é composta pelo filme para TV e meio digital, além de peças para mídias sociais e impressas.

"Quinze anos após o lançamento de nosso icônico filme 'Evolution', abordando a manipulação de imagens na publicidade, este novo filme traz o problema da distorção digital novamente, mas desta vez, através das lentes de aplicativos de retoque", comenta Alessandro Manfredi, vice-presidente executivo da Dove.

Na ficha técnica está a brasileira Juliana Paracencio, Global Creative Director da Ogilvy de Londres.

Ficha Técnica:

Client : Dove
Agency : Ogilvy-London
Global Dove Executive Vice President : Alessandro Manfredi
Global Brand Vice President Dove Masterbrand : Sophie van Ettinger
Global Brand Director Dove Masterbrand : Edo Briola
Global Brand Manager Dove Masterbrand : Hugo Rawlinson
Global Brand Manager Dove Masterbrand : Alix Colin
Global Executive Creative Director Unilever : Daniel Fisher
Global Creative Director : Juliana Paracencio
Art Director : Liam Bushby
Copywriter : Alison Steven
Head of Copy : Ollie Jarrott
Head of Art : Matt Nankivell
Design Lead Integrated : Sian Hughes
Global Business Lead WPP Unilever : Jo Bacon
Global Managing Partner : Sam Pierce
Global Business Director : Account Manager : Grace Boyle
Project Manager : Zahra Mair
Head of Integrated Production : James Brook-Partridge
Film Producer : Sally Lipsius
Film Producer : Sue Lee Stern
Head of Art Production : Sarah Thomson
Art Producer : Chloe Jahanshahi
Chief Strategy Officer : Ben Kay
Strategy Partner : Ila De Melloa Kamath
Strategist : Cristina Diago
Senior Social Strategist : Justin Jackson

15 anos depois de ‘Evolution’

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