25º Cultura Inglesa Festival

Evento ocorre em 3 cidades e dura um mês

04.05.22

Com múltiplas atrações e um mês de duração, o Cultura Inglesa Festival (CIF) chega a sua 25ª edição em um formato novo: terá apresentações virtuais, on demand e presenciais em três cidades. O evento começa nesta quarta-feira, 04, e vai até 04 de junho. Pela primeira vez, o festival, que se mantém gratuito, acontece no Rio de Janeiro e em Salvador, além da capital paulista.

Organizado pela Associação Cultura Inglesa São Paulo, o CIF é definido como um evento de cultura, educação e arte democrático e acessível. Em outras edições, o festival levou para o público bandas britânicas famosas, como Franz Ferdinand, mas desta vez sua programação aposta fortemente em artistas brasileiros e investe em atrações sintonizadas com as demandas por um mundo mais plural e diverso.

O festival teve muitas fases ao longo de seus 25 anos de história. As grandes atrações internacionais foram uma etapa muito marcante para o público, certamente. Hoje a realidade nos traz outros desafios, de responsabilidade no contexto da pandemia e também da necessidade de fortalecer a cena local e os artistas emergentes, colaborando com a recuperação de um setor muito afetado nos últimos dois anos”, diz Liliane Rebelo, head de Cultura e Sociedade da Cultura Inglesa, ao Clubeonline.

As atrações digitais podem ser vistas na plataforma online criada pela Cultura Inglesa para o evento, que ficará ativa até o final do festival. O conjunto de exibições feitas com parceiros do Reino Unido integra o programa From Now. E as apresentações realizadas de forma presencial serão integradas ao acervo on demand.

O formato híbrido preserva nossa transformação para o digital realizada na última edição, possibilitando que pessoas de todos os estados do Brasil acessem o conteúdo, assim como retorna com os eventos presenciais que tanto fizeram falta nos últimos dois anos de pandemia”, esclarece Liliane.

O 25º CIF traz artistas brasileiros como Anelis Assumpção, Filipe Catto e o duo Yoùn. Liliane destaca ainda uma atração em colaboração com o Reino Unido. Uma das companhias de dança mais inovadoras da Escócia, a Curious Seed, irá apresentar “Field - Algo para o Futuro Agora”, que é classificado de “happening de dança ao ar livre”. A performance contará com a participação de 20 músicos e bailarinos reconhecidos da cena paulistana. O objetivo dessa apresentação é compartilhar um sentido de comunidade e celebração na volta ao mundo presencial. “A 25ª edição está marcada por essa responsabilidade e pela prioridade de expandir nossa ação para mais dois estados do Brasil”, completa.

Fora a música e a dança, a programação contempla também cinema, teatro, poesia, debates sobre temas da atualidade (por meio de talks) e outras atividades ao ar livre como uma oficina de bambolês. O festival promoverá ainda duas competições abertas ao público: o 2º DepicT! Brasil, versão brasileira da competição britânica de filmes de 90 segundos, e o 2º Slam CI, campeonato de poesia falada.

Sobre a realização de atividades presenciais em três cidades, a executiva conta que a ampliação do CIF para outras regiõesacompanha o movimento de expansão e unificação da marca Cultura Inglesa. Liliane explica que, no ano passado, a Associação Cultura Inglesa de São Paulo adquiriu todas as operações da marca Cultura Inglesa S/A (CISA), que abarca cinco estados e o Distrito Federal.

Rio, SP, Salvador

Na noite desta quarta-feira, acontece um show com o Yoùn, no Museu de Arte do Rio (MAR). Formado por Shuna e Gian Pedro, o duo fluminense mistura jazz, blues, rap, soul e outros ritmos, entre batidas bem brasileiras. No ano passado, o Yoùn lançou seu primeiro álbum, “BXD in Jazz”. Antes, quem se apresenta é a DJ Bieta, artista multimídia, produtora cultural, dançarina e pesquisadora das culturas de matrizes afrobrasileiras e africanas.

Na sexta-feira, 06, em São Paulo, haverá a abertura oficial com a modelo, atriz, diretora e DJ Aisha Mbikila e a videomapper e artista visual Bianca Turner, no Centro Brasileiro Britânico (CBB). Aisha, 21 anos, é uma das jovens faces do feminismo negro no país. Em suas apresentações como DJ, ela executa músicas que exaltam a musicalidade afrobrasileira. Também é conhecida por ter realizado participações especiais em videoclipes de Xênia França, Karol Conká e Elza Soares. Bianca, 37, realiza instalações, ações e intervenções audiovisuais e explora a documentação do efêmero, o imaterial de um objeto ou um lugar.

As apresentações ao vivo em São Paulo vão ocorrer no CBB, onde fica a sede da Cultura Inglesa na cidade, nos dias 13 e 15/05 e de 20 a 22/05. Também haverá um evento ao ar livre no Museu da Casa Brasileira, em 04/06. No Rio de Janeiro, além do MAR, está planejada uma série de eventos para todas as idades na Arena Madureira, no dia 07/05. E o CIF realizará apresentações de uma peça inédita, "A Desafortunada História de Julieta e Romeu”, no Teatro Castro Alves, em Salvador, com temporada de 19/05 a 12/06.

A programação pode ser conferida aqui. Na página também é possível ver um teaser do CIF.

25º Cultura Inglesa Festival