arrow_backVoltar

Acordo estrelado

Colin Kaepernick fecha com a Disney

07.07.20

Com o streaming em alta, empresas, estúdios, canais e produtoras de conteúdo correm para fechar contratos especiais com estrelas de primeira grandeza em seus projetos de conteúdo. Ex-atleta de futebol americano que se tornou globalmente famoso ao protestar de joelho durante a execução do hino americano – gesto encampado pela multipremiada campanha da Nike “Dream Crazy -, Colin Kaepernick assinou com a Walt Disney Company.

A produtora de Kaepernick, Ra Vision Media, fechou um contrato que dá à empresa a preferência em projetos centrado em raça, justiça social e busca de equidade, destacando diretores e produtores negros. Os valores do acordo não foram revelados, mas ele se estende a todas as propriedades da companhia, mostrando a dimensão do projeto.

O contrato inclui Walt Disney Television, ESPN, Hulu, Pixar e The Undefeated, divisão da ESPN voltada para assuntos que envolvem esportes, cultura e questões raciais. Essa área será expandida para todo o portfólio da Disney.

A trajetória de Kaepernick, de quarterback do San Francisco 49ers até o ativismo pelos direitos civis e a luta antirracista, é o tema do primeiro projeto do acordo. Uma série documental está sendo desenvolvida entre a Ra Vision Media e a ESPN Films.

"Estou animado para anunciar esta parceria histórica com a Disney em todas suas plataformas para elevar diretores, criadores, contadores de histórias e produtores pretos e inspirar jovens com perspectivas convincentes e autênticas", declarou Kaepernick em comunicado. "Estou ansioso para compartilhar a docusérie da minha história, além de muitos outros projetos culturalmente impactantes que estamos desenvolvendo".

Uma semana antes, foi anunciado acordo entre o hoje ativista e a diretora e produtora Ava DuVernay (“Olhos Que Condenam”) para criarem uma série de seis episódios focada na adolescência de Kaepernick, que foi adotado por uma família branca. O projeto, chamado de “Colin in Black & White”, deve começar a ser filmado ainda este ano e será exibido na Netflix.

Corrida por contratos

As empresas de mídia, entretenimento e streaming têm buscado fechar contratos para garantir conteúdo capaz de atrair público. Apenas neste ano a Netflix estabeleceu contratos com Rick Gervais e Bill Prady, de "Big Bang Theory". A Amazon anunciou em janeiro acordo com os atores mexicanos Gael Garcia Bernal e Diego Luna e com o diretor Steve McQueen, de “Doze Anos de Escravidão”.

Neste ano, a Apple fechou seis contratos de janeiro a este mês. Um deles foi com a atriz Julia Louis-Dreyfus, de "Seinfeld" e "Veep". A HBO, por sua vez, fez três anúncios: Robert Downey Jr., Steven Sorderbegh e Derek Cianfrance, diretor da minissérie "I Know This Much Is True", com Mark Ruffalo, em exibição na HBO. Em janeiro, a NBCUniversal fechou com Seth MacFarlane ("Family Guy") um contrato de cinco anos de US$ 200 milhões, segundo a Variety. Nenhum outro acordo individual feito neste ano teve valores divulgados.

Acordo estrelado

/