Americanas

As dívidas com o mercado de comunicação

27.01.23

Dona de uma dívida acima de R$ 41 bilhões, a Americanas divulgou recentemente uma lista de credores com 7.967 nomes. Entre bancos, operadoras de telefonia e players da indústria alimentícia, estão agências de publicidade e de serviços de marketing e empresas de mídia.

Com uma verba para comunicação de R$ 699.952 milhões (valor de 2021), a Americanas ocupava o oitavo posto no ranking dos maiores anunciantes do Brasil, segundo a publicação Agências & Anunciantes (Meio & Mensagem). Em 2020, a B2W também ficou em oitavo, porém com um budget de R$ 498.617 milhões – em 2021 houve a fusão da companhia (formada por Submarino e americanas.com) com a Lojas Americanas, dando origem à Americanas S.A..

No ano passado, a varejista esteve entre as empresas que mais investiram no BBB, que patrocinava desde 2020. Neste início de 2023, depois que o estrago financeiro da companhia ficou conhecido, ela abriu mão de uma das cotas do reality, a Big, cujo valor de tabela é de R$ 105,1 milhões.

Outro patrocínio abandonado foi o combinado com os organizadores do The Town, que contavam com a marca para duas edições, a deste ano e a de 2025. Mas é esperado um impacto ainda maior sobre o mercado de comunicação, já que se calcula que a varejista paralise parte de seus movimentos no setor. Hoje, a rede deve montantes expressivos para algumas empresas de publicidade e mídia.

Uma delas é a WMcCann que atende a companhia desde 2018. A dívida que a Americanas tem com ela é de R$ 23.415.379,03. A respeito da relação com a marca, a agência encaminhou o seguinte comunicado ao Clubeonline: “A parceria entre Americanas e WMcCann segue seu curso normal, com suas atividades e pagamentos, seguindo o previsto na lei de recuperação judicial. O relacionamento da agência com a varejista é de longa data, com muitos cases de sucesso, e se manterá, especialmente em um momento desafiador como esse”.

Presente na lista, a Play9, que tem Felipe Neto entre seus sócios, tem R$ 1.079.756,50 para receber da companhia para quem realiza o Show da Black Friday há quatro edições. No ano passado, a empresa conduziu também a live 11/11, no Dia do Solteiro (11 de novembro). Procurada pela reportagem, a Play9 preferiu não se manifestar sobre a dívida e sobre o que tem conversado com o cliente.

O Clubeonline buscou outras companhias do mercado de comunicação que estão na relação de credores para entender quais serão os próximos passos neste período conturbado vivido pela varejista. Quando estas responderem, atualizaremos o texto.

Confira abaixo algumas dívidas da Americanas com a indústria da comunicação

- Google: R$ 94 milhões (R$ 91,7 milhões com o Google Brasil e R$ 2,7 milhões com o Google Cloud)
- WMcCann: R$ 23 milhões
- Meta: R$ 12,8 milhões (R$ 11,5 milhões com Facebook e R$ 1,3 milhões com Meta)