Cannes Lions 2015 – Creative Data

A primeira vez de uma categoria

26.06.15

O que significa julgar o primeiro conjunto de trabalhos de uma nova categoria do Cannes Lions, como aconteceu neste ano com Creative Lions? Pela resposta dos jurados, dois comportamentos foram importantes: seguir a descrição estabelecida pela organização do festival, e não premiar um Grand Prix já na primeira edição do prêmio.

De acordo com David Sable, CEO global da Y&R, não seria responsável permitir que um trabalho falasse pela categoria já no primeiro ano - o que aconteceria se um GP fosse concedido. "Estar no shortlist já deve ser considerado uma honra", afirma.

O presidente do júri diz ter se preocupado em conversar com o júri antes do início do festival para se certificar de que todos teriam um entendimento compartilhado sobre os objetivos da categoria. "Nossa pergunta básica era se o link do case com Creative Data estava claro", conta.

Ele também foi bem categórico ao dizer que todos os trabalhos pretensiosos, "que começavam com aquele papo de 'nunca antes na história'", foram logo descartados. "Também não consideramos quem inscreveu trabalhos usando Apple Watch porque não acreditamos que as três pessoas que já usam o relógio sejam uma amostra representativa", brinca.

Neste contexto, seis Ouros foram concedidos. São eles:

9/11 Memorial Museum - National September 11th Memorial and Museum - Local Projects Nova York (conheça melhor aqui e aqui)

Run that town - Australia Bureau of Statistics - Leo Burnett Sidney

SOS SMS - Mexican Red Cross - Grey México

Reviving Legends - Japan Sport Council - Dentsu Tókio

Twin Souls - Change One Life - Y&R Moscou

Madden giferator: an art, copy & code project with Google - EA Sports - Grow

Desempenho brasileiro
O Brasil, que teve Andre Pasquali (vp de criação da Rapp) como jurado, ganhou um Bronze: "Meeting Murilo", da Mood\TBWA para Huggies (leia aqui).

De acordo com Pasquali, os trabalhos brasileiros ficaram em pé de igualdade com os de mercados onde o uso criativo de dados por anunciantes já é mais difundido e consolidado. "Meeting Murilo é muito representativo da força que existe em transformar algo que uma pessoa não consegue ver em algo que consegue entender", diz, acrescentando que é um grande esforço de creative data: usar uma saída criativa para dados dificilmente compreensíveis para o público em geral.

Pasquali acredita que o futuro de Creative Data no festival é promissor. "É uma categoria que tem potencial de crescimento semelhante ao que Direct teve desde que foi criada", comenta.

Clubeonline está no Cannes Lions e Cannes Health 2015. A cobertura é um oferecimento de A Voz do Brasil; Barry Company; Conspiração Filmes; DPZ&T; Estúdio Angels; FCB Brasil; Getty Images do Brasil; Hungryman; JWT; LBTM; Lucha Libre Audio; Miami ad School/ESPM; Movie&Art; Mullen Lowe Brasil; Paranoid; Piloto TV; Popcorn Filmes e Y&R Brasil, com apoio da Publicis.

Cannes Lions 2015 – Creative Data