Cannes Lions – Product Design

Polêmica forte em torno do GP

26.06.15

Não é raro algum trabalho ou case premiado em Cannes gerar polêmica ou levantar dúvidas em relação à sua autoria ou veracidade.

A bola da vez é o GP de Product Design Lucky Iron Fish Project, inscrito pela Geometry Global Dubai.

De acordo com o site Campaign Brief Asia, começam a surgir questionamentos nas redes sociais e na Wikipedia que sugerem que a Geometry não seria a agência por trás da ideia.

Embora os créditos na inscrição indiquem o envolvimento da agência Arcade, de Singapura, os seus co-fundadores, Gary Tranter e Matt Cullen,  ficaram surpresos ao ver os seus nomes na ficha e no trabalho, que teria na verdade sido criado por conta de um projeto para o Google. Na ficha de Cannes, o anunciante citado é a própria Lucky Iron Fish.

Segundo a Wikipedia, o Iron Fish foi desenvolvido em 2008 por trabalhadores de saúde canadenses no Camboja e, em 2012, a companhia The Lucky Iron Fish Project foi formada para desenvolvê-lo em grande escala, promovê-lo em áreas rurais e distribui-lo entre organizações não-governamentais parceiras.

Tranter postou nas redes sociais o seguinte depoimento:

"Tem tantas pessoas me perguntando sobre isso e até me parabenizando por ganhar Cannes, que senti que precisava escrever algo. Não ganhei Cannes e minha agência não tem nada a ver com essa inscrição. Quando os caras da Geometry Dubai me chamaram, perguntando se poderiam usar a nossa filmagem do Iron Fish para aumentar o awareness para o projeto, expressei relutância já que não é normal divulgar trabalho criativo por outras agências, mas eles me asseguraram que era somente para propósitos de PR a fim de gerar doações.  Concordei. Qualquer coisa para ajudar um projeto como esse.

Tenho de dizer que fiquei surpreso quando vi que eles ganharam o Grand Prix de Product Design em Cannes.

E ainda mais surpreso de ver que eles usaram a filmagem, música e as exatas palavras do meu script em seu videocase. Esse vídeo sugere que a agência Geometry identificou uma necessidade, apareceu com a ideia do Iron Fish e desenhou o pequeno peixe.

Bullshit.

Passei muito tempo no Camboja com  Chris Charles, o verdadeiro designer do produto (embora provavelmente ele odeie ser chamado assim) filmando para o meu cliente Google e nesse projeto aprendi muito sobre o maravilhoso trabalho que eles estão fazendo lá (....).

Em todo o tempo que passei lá, não vi ninguém do departamento de Product Design da Geometry Dubai.

Se ganhar em Cannes é parte do direcionamento de PR deles, não tenho problema com isso, mas não acho que você deva reivindicar uma ideia e um design quando eles não são seus.

Se estiver interessado, o comercial que filmei com m Matt Cullen, Rebecca So e Chin Chin-Han Yu pode ser visto aqui. Jonathan Finnigan foi o diretor e a bonita música foi criada por  Gerard Fitzgerald no Song Zu Singapore."

Veja aqui o trabalho inscrito em Cannes.

Clubeonline está no Cannes Lions e Cannes Health 2015. A cobertura é um oferecimento de A Voz do Brasil; Barry Company; Conspiração Filmes; DPZ&T; Estúdio Angels; FCB Brasil; Getty Images do Brasil; Hungryman; JWT; LBTM; Lucha Libre Audio; Miami ad School/ESPM; Movie&Art; Mullen Lowe Brasil; Paranoid; Piloto TV; Popcorn Filmes e Y&R Brasil, com apoio da Publicis.

Cannes Lions – Product Design