arrow_backVoltar

As mulheres e o futebol brasileiro

Nike quer aumentar participação feminina no esporte

07.03.19

Com a proximidade do Dia Internacional da Mulher, Nike, com apoio da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), apresenta campanha que tem o objetivo de "mudar a percepção sobre a importância das mulheres no esporte brasileiro", tendo o futebol como ponto de partida.

A estratégia tem início com uma exposição sobre futebol feminino - a primeira a céu aberto do país sobre o tema - na Avenida Paulista, em São Paulo, até o dia 11 de março.

A iniciativa destaca histórias individuais de jogadoras como Andressa Alves, Andressinha, Bia Zaneratto e Adriana Silva, e exibe, pela primeira vez de forma oficial, a trajetória do futebol feminino no Brasil, com a curadoria do Museu do Futebol.

São oito instalações espalhadas pela avenida, da Consolação ao Paraíso. A primeira obra, um manifesto dedicado "Às loucas" (espie o texto, abaixo), é dedicada às mulheres que encaram o desafio de entrar no universo do futebol. As outras peças mostram a história em ordem cronológica, desde os primeiros registros de um time feminino no país até os dias atuais.

A exposição foi idealizada em parceria com a Wieden+Kennedy São Paulo.

"Essa campanha é o começo de uma jornada com a qual vamos aumentar a participação feminina no esporte. Queremos que, um dia, no Brasil, o futebol e todas as outras modalidades se tornem um hábito diário para as mulheres", defende Martina Valle, diretora de marca para mulheres da Nike do Brasil.

Confira abaixo o texto do manifesto "Às loucas":

"A todas aquelas que ousaram abrir as portas mesmo sem ter as chaves. Que foram adiante sem ter ideia do caminho. Que se lançaram no escuro mais profundo com apenas uma pequena luz como guia: o sonho de jogar futebol.

A todas aquelas que foram as primeiras, as segundas e as terceiras em campo. Que fizeram história sem saber que estavam fazendo história. Que não tinham espaço nos gramados e, mesmo assim, fizeram questão de dar espaço.

A todas aquelas que foram consideradas loucas até serem consideradas gênias, que foram consideradas garotas-problema até serem consideradas garotas-exemplo, dedicamos a primeira exposição a céu aberto do Brasil sobre o futebol feminino.

Que todas as boleiras que se permitiram sonhar ontem continuem inspirando todas aquelas que se permitem sonhar hoje.

E que todas aquelas que sonham hoje possam inspirar as sonhadoras de amanhã.

Afinal, só é loucura até fazer.

Nike. Just do it."

Ficha Técnica:

Titulo/Title: Exposição As mulheres e o futebol brasileiro

Cliente/Client: Nike

Produto/Product: Futebol

Ano de Produção/Year of Production: 2019

Agência/Agency: Wieden + Kennedy São Paulo

Diretores Executivos de Criação/Executive Creative Directors: Eduardo Lima e Renato Simões

Diretores de Criação/Creative Directors: Bruno Oppido e Mariana Borga

Criação: Bruno Oppido, Mariana Borga, Paula Essig, Erika Moreira

RTV/Agency Producer: Regiani Pettinelli e Fernanda Moura

Atendimento/Account: Jorge Papa, Nathalia Assad e Marinna Santos

Planejamento/Planner: Fernando Prado, Beatriz Silva

Mídia/Media: Thais Altschuller, Alex Bezerra, Tayna Perpetua, Lucas Meira

Produtor Gráfico: Reinaldo Lima

Aprovação Cliente/Client Approval: Daniel Paz, Daniel Ferreira, Livia PInheiro

As mulheres e o futebol brasileiro

/