arrow_backVoltar

Baby Dove

Estudo da Unilever investiga perfil da mãe brasileira

05.02.15

Com o objetivo de buscar entender como as mães brasileiras de crianças até três anos lidam com as emoções, pressões e ansiedades da maternidade, a marca Baby Dove, linha de produtos da Unilever desenvolvida especialmente para os bebês, realizou o estudo "Ouvindo Mães Reais", que entrevistou mais de mil mamães no Brasil.

A pesquisa constatou que a alegria da maternidade está sendo ofuscada pelas pressões sofridas pelas mães no mundo moderno. O estudo aponta que 92% das mulheres afirmam que ser mãe é um dos momentos mais felizes de suas vidas. Porém, 86% admitem sentir a pressão de ser a mãe perfeita e 75% sentem-se incapazes de lidar com a situação algumas vezes.

Muitas mães sentem-se pressionadas a agirem de acordo com o que os outros dizem e isso as faz questionar suas próprias escolhas - 40% das mães brasileiras se sentem sobrecarregadas com a quantidade de conselhos de familiares, enquanto 58% às vezes questionam as escolhas que fazem para seus filhos. Outra parcela de 72% questiona se o que estão fazendo como mãe é bom o suficiente.

Balancear os papéis desempenhados pela mulher moderna também é uma fonte de preocupação: 63% relatam sentirem-se culpadas por voltar ao trabalho. A aparência é outro fator levado em conta por 56% das mulheres que se veem fortemente pressionadas pela mídia e sociedade para recuperar a aparência física logo após o nascimento do bebê.

Em contraponto, a maioria das mães confia em suas habilidades e instinto materno (79%), e concorda que não existe um "jeito certo" de ser mãe - 85% delas sabem, instintivamente, o que é certo para o seu bebê.

Valéria Campos

Baby Dove

/