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Beyond Meat no Brasil

Marca de carne vegetal quer conquistar “flexitariano”

29.07.20

Com produtos disponíveis na rede St. Marche, que tem 19 lojas em São Paulo, a marca americana Beyond Meat faz sua estreia no terceiro maior mercado de consumo de carnes no mundo, o Brasil. Seu foco está em conquistar o “flexitariano”, como é chamado quem ainda come proteína animal, mas está disposto a reduzir esse alimento em sua dieta.

A chegada da Beyond Meat ao país já era desejada um ou dois anos atrás, mas a empresa crescia fortemente nos EUA, era preciso encontrar os parceiros certos para importar e distribuir a carne vegetal e aguardar que o consumidor brasileiro estivesse mais preparado para produtos alternativos. É o que explica Will Schafer, vice-presidente de marketing da companhia.

O brasileiro tem contato com os primeiros análogos de carne há cerca de um ano. Nos EUA, um dos concorrentes da marca, a Impossible Foods, estabeleceu parceria com o Burger King e, juntos, criaram o Impossible Whopper em abril do ano passado, que entrou para o cardápio nos restaurantes americanos (veja aqui). Meses depois, em setembro, a rede de fast food lançou por aqui o Rebel Whopper, a versão do sanduíche com hambúrguer vegetal, com campanha assinada pela David (relembre).

Por enquanto, a Beyond Meat está investindo em RP, com a contratação da Edelman, para fazer a divulgação da marca. Outra estratégia é contar com o trabalho da embaixadora, a chef Renata Vanzetto, dos restaurantes Ema e Muquifo e da casa de lanches Matilda, para mostrar, via redes sociais, como os produtos podem ser preparados. O St. Marché também tem divulgado a parceria em seus canais digitais.

A marca tem três produtos no mercado brasileiro, todos importados: Beyond Burger (que é feito à base de ervilha, um tipo de feijão e arroz), Beyond Sausage (que tem gosto e aparência de linguiça e vem com dois sabores, Original Brat e Hot Italian) e Beyond Beef (que tem textura de carne moída).

Vegetariano, Schafer diz que a marca quer conversar com outros públicos além dos que não consomem carne e dos veganos. A ideia é deixar claro que existem alternativas vegetais com equivalente nutricional da proteína animal. “O consumo de carne continua crescendo, como na China, onde lançamentos a marca recentemente. Mas também cresce a preocupação do consumidor com questões de saúde, mudanças climáticas e bem-estar animal”, afirma, reforçando que a empresa visa atingir especialmente o "flexitariano".

Com a criação das carnes feitas à base de plantas, a empresa mantém a tradição de quem está habituado a comer carne. Isso quer dizer não apenas ter ium produto para elaborar a refeição, mas estabelecer encontros e relações a partir do alimento, caso do churrasco. Embora os preços sejam bem mais altos do que a carne vermelha, por exemplo, a Beyond Meat não tem intenção de focar no público premium. “Queremos democratizar o acesso aos consumidores. Até 2024 temos o compromisso de termos um produto com preço parecido com o da carne vermelha”, explica o vp de marketing.

Diferenciais

A carne vegetal é uma alternativa que já está disponível há aproximadamente sete anos no mundo. Em 2021, devem chegar aos mercados os primeiros produtos feitos com cultivo de células-tronco. É a carne desenvolvida em laboratório que tem origem animal. Ela deverá ter um custo maior do que os produtos vegetais.

Como sabor e textura também são elementos decisórios na compra de carne vegetal, essa é outra briga estabelecida no setor dos produtos à base de plantas. O que a Beyond Meat tem de diferencial nessa seara? “Existem grandes empresas trabalhando com carne cultivada. Para termos impacto do jeito que queríamos, nós ficamos focados na proteína vegetal. Nesse setor, não usamos transgênicos e isso nos diferencia”, esclarece Schafer, para quem um dos fatores que mais influencia na escolha do produto é a saúde.

Outro ponto que destaca é o investimento que empresa faz em pesquisa. “Trabalhamos com 100 cientistas em nosso laboratório na Califórnia. Deles, de 40 a 50 têm doutorado”, conta. Essa estratégia busca aprimorar a qualidade e o sabor dos produtos. “Estamos orgulhosos da reputação que construímos com nossos ingredientes, pelo sabor e pela aparência que têm. Nosso lema é ‘Coma aquilo que você ama’”, completa.

 

Lena Castellón

Beyond Meat no Brasil

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