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Brand Finance Global 500 2022

Apple é a marca + valiosa; ranking destaca TikTok

26.01.22

O ranking Brand Finance Global 500, que traz as marcas mais valiosas do mundo, repete neste ano as primeiras quatro posições da lista de 2021. O top 10 apresentado nesta quarta-feira, 26, pela consultoria Brand Finance, tem a Apple em primeiro lugar, seguida por Amazon, Google e Microsoft.

O valor da Apple é de US$ 355,1 bilhões. E o da Amazon, US$ 350,3 bilhões. Em quinto está a rede norte-americana Walmart, que trocou posição com a coreana Samsung, em relação à lista do ano passado. Em sétimo está o Facebook, seguido por ICBC, Huawei (ambas da China) e Verizon (EUA) - veja mais detalhes no quadro.

Apesar de estar fora das dez primeiras posições, o TikTok recebeu destaque por ter sido a marca que mais cresceu no mundo. Com um aumento de 215%, o valor da marca do aplicativo passou de US$ 18,7 bilhões em 2021 para US$ 59 bilhões neste ano. O TikTok conquistou o 18º lugar entre as 500 marcas mais valiosas do mundo.

Todos os anos, a consultoria avalia 5.000 das maiores marcas do mundo e publica quase 100 relatórios, classificando-as em setores e por países. As 500 mais valiosas e fortes em termos globais são incluídas no ranking, que chega a seu 16º ano.

Segundo a empresa, com as restrições da covid-19 ainda em vigor ao longo de 2021, o entretenimento digital, as mídias sociais e os serviços de streaming tiveram um crescimento contínuo. A ascensão do TikTok mostra a evolução do mercado de mídia.

"O consumo de mídia aumentou ao longo da pandemia, mas, além disso, a forma como consumimos mudou de modo irreversível. O crescimento meteórico do TikTok é a prova: a marca passou de relativa obscuridade para renome internacional em apenas alguns anos e não dá sinais de desaceleração", explicou em comunicado David Haigh, presidente e CEO da Brand Finance.

A Apple manteve seu título após um aumento de 35% em seu valor de marca, o maior já registrado. Como aponta a consultoria, o sucesso da gigante da tecnologia estava na marca principal, mas seu crescimento pode ser atribuído mais recentemente ao reconhecimento da empresa de que sua força pode ser aplicada a uma gama muito mais ampla de serviços, como Apple Pay e Apple TV.

Haigh observou que a Apple possui um forte nível de fidelidade à marca, em grande parte graças à sua reputação de qualidade e inovação. “Décadas de trabalho duro para aperfeiçoar a marca tornaram a Apple um fenômeno cultural, o que lhe permite não apenas competir, mas prosperar em um enorme número de mercados", acrescentou.

Na avaliação por países, companhias dos Estados Unidos e da China continuam dominando o Brand Finance Global 500. Mais de dois terços do valor total das marcas no ranking são atribuídos aos dois países, com os EUA respondendo por 49% (US$ 3,9 trilhões) e a China por 19% (US$ 1,6 trilhão).

Na análise por indústrias, a tecnologia é mais uma vez a mais valiosa do ranking, com um valor de marca acumulado perto de US$ 1,3 trilhão. Na lista das 500 empresas, 50 companhias foram incluídas. O detalhe é que três grandes players – Apple, Microsoft (US$ 184,2 bilhões) e Samsung (US$ 107,3 bilhões) – respondem juntos por mais de 50% do valor total da marca no setor.

O segmento de varejo se consolidou como o segundo mais valioso do ranking. Isso graças ao boom do comércio eletrônico, ultrapassando pela primeira vez a marca de US$ 1 trilhão. Durante a pandemia, o varejo registrou um aumento no valor da marca de 46%. O setor farmacêutico, porém, teve um crescimento mais rápido no ranking nos últimos dois anos do que qualquer outro. O número de marcas farmacêuticas na relação dobrou de quatro para oito, com o valor da marca aumentando em 94%, para US$ 54,0 bilhões.

Brand Finance Global 500 2022

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