Quando Surge o Palmeiras

Clube e Puma celebram ‘Arrancada Heroica’

26.01.22

A Puma Brasil e o Palmeiras lançam nesta quarta-feira, 26, o novo uniforme do clube para a temporada 2022: Home. Para marcar o momento, estreia a campanha “Quando Surge o Palmeiras”, criada pelo Estud.io. Tudo isso um dia depois de o time ter conquistado, pela primeira vez, o título da Copinha (Copa São Paulo de Futebol Júnior), com os jogadores sub-20, em confronto contra o Santos, que derrotou por 4 a 0.

A nova camisa celebra outro feito histórico, mas este se refere ao Campeonato Paulista de 1942, há exatos 80 anos. Ele ficou conhecido pela crônica esportiva e pelos torcedores como “Arrancada Heroica”.

O filme relembra a época em que o clube conhecido como Palestra Italia passa a ser chamado de Sociedade Esportiva Palmeiras. A campanha recria, com o apoio de um texto em forma de manifesto, as emoções, sensações e reações que os torcedores sentem e compartilham ao ver o Palmeiras surgindo em campo pela primeira vez com seu nome atual.

"Faz 80 anos que o Palestra Itália se tornou Palmeiras, mas o sentimento de ser palmeirense nunca mudou com o tempo. Essa campanha expressa esse sentimento. E, como em todos os trabalhos do estud.io para Puma x Palmeiras, nossa mensagem é de torcedor para torcedor", explica Ana Mattioni, sócia e diretora de criação do Estud.io.

A estreia da nova camisa acontece nesta quarta, em partida do Paulistão, mesma competição da “Arrancada Heroica” de 1942. O uniforme também será utilizado nos jogos do clube na Copa do Mundo de Clubes da Fifa, em fevereiro.

"Fiquei extremamente honrado com o convite para participar desse projeto e construir um discurso de palmeirense para palmeirense. A ideia foi trazer tudo que a gente sente e o que acontece ao redor ‘Quando Surge o Palmeiras’ - do pulmão berrar à imprensa criticar - fazendo um paralelo com a inspiração da nova camisa, quando nos fizeram mudar de nome e viramos Sociedade Esportiva Palmeiras”, conta o redator Raphael Quatrocci. O conceito da campanha é uma adaptação da primeira frase do hino palmeirense (“Quando surge o alviverde imponente”).

Fabio Kadow, diretor de marketing da Puma, afirma que, desde o início da parceria com o Palmeiras, a marca procura valorizar a história recente e o passado do time. “Passamos por homenagens aos torcedores e seus sentimentos, as origens italianas que levaram à construção de um clube plural e também homenagens às conquistas recentes que celebramos juntos. Agora vamos relembrar e comemorar um dos momentos que construíram a história do clube que conhecemos hoje”.

O uniforme Home apresenta estampa sublimada em degradê de diversas folhas de palmeiras em sua região frontal. Elas representam não só o renascimento do clube como também é um símbolo da vitória e da vida eterna. A gola branca em V e os punhos brancos seguem o mesmo desenho do primeiro uniforme utilizado pelo Palmeiras, não mais Palestra Italia.

A camisa possui escudo do Palmeiras e logo da Puma bordados. Ela já está no site da Puma e na Palmeiras Store, além de lojas físicas da marca e do clube, por R$ 299,90 (adulto masculino) e R$279,90 (adulto feminino e infantil).

Agência: estud.io
Anunciante: Puma
Direção de Criação: estud.io
Redação: Quatrocci
Direção de Arte: Guilherme Portugal
Diretora de Operações: Dani Frid Rossi
Gerente de atendimento: Ana Martins
Direção: Nixon Freire
Co-direção: Renan Moraes
Dir de Fotografia: Nixon Freire
Edição e Finalização: Renan chagas
Dir. de Produção: Davis Fabri e Breno
Eletrica: Denis Peres, Miguel e Rafa
Diretora de Elenco: Mariana Carneiro
Fotografia Still: André Iosolini, Arthur Micceli e Tinho Souza
Color Grading: Acauan Pastori
Produtora de Som: Satelite Áudio
Direção Musical: Kito Siqueira, Roberto Coelho, Hurso Ambrifi
Atendimento: Fernanda Costa e Juliana Correa
Produção Musical: Kito Siqueira, Roberto Coelho, Hurso Ambrifi, Mike Vlcek, Thiago Colli, Charly Coombes, Koitty.
Finalização: Carla Cornea, Ian Sierra, Vithor Moraes, Renan Marques, Arthur Dossa
Coordenação de produção: Debora Lemes, Victor Nogueira, Julia Fontes e Yuri Gibin
Assistente de produção: João Piccoli
Aprovação do cliente: Fabio Kadow e André Vianna