Branding

Mastercard muda logo e reforça marca para era digital

15.07.16

Uma imagem mais simples e moderna, mais ligada à era digital. Desse modo, a Mastercard apresentou na quinta-feira (14) sua nova identidade de marca, com uma evolução de sua logomarca, que se manteve intacta por cerca de 20 anos. A criação é da Pentagram, agência de design.

Em comunicado oficial, Mastercard explica que a transformação se deu com base em sua capacidade de prosperar no mundo digital e no posicionamento da companhia como uma empresa de tecnologia visionária.

Raja Rajamannar, diretor de marketing e comunicações de Mastercard, afirmou que, para ser bem-sucedido nestes novos tempos, em que os negócios avançam em ritmo acelerado em um mundo interconectado, era preciso modernizar a marca e conferir para a logo um design simples e elegante e que, após a mudança, se mantivesse inquestionavelmente associado ao nome Mastercard.

"Estamos em uma trajetória fantástica, com a tecnologia digital se tornando cada vez mais importante para o nosso negócio. Agora é a hora de nossa marca incorporar a empresa que nos tornamos", declarou. Um vídeo, que mostra a evolução da identidade visual e sua aplicação nos produtos da empresa, pode ser conferido, abaixo.

Para a Adweek, Rajamannar contou que foram mantidos os elementos mais conhecidos da antiga logomarca. Ou seja, os círculos em intersecção, as cores vermelha e amarela e o nome. Mas a marca, que antes estava sobre os círculos, agora está fora, com letras minúsculas (leia reportagem da Adweek aqui). A ideia é que seja mais adaptável a qualquer formato, qualquer dispositivo, qualquer ponto de contato com o consumidor.

Rajamannar disse ainda que 2,2 bilhões de cartões ostentam a marca antiga e há dez milhões de estabelecimentos comerciais no mundo que exibem a velha imagem. De acordo com a empresa, a nova identidade será implementada em todos os produtos, comunicações e experiências Mastercard, a começar pelo Masterpass, o serviço de pagamento digital da companhia, no final deste mês. As demais atualizações ocorrerão a partir de meados do segundo semestre.

Pagamento digital

No mesmo dia em que apresentou sua nova marca, a empresa divulgou a nova versão do Masterpass. O serviço armazena em um único lugar todas as informações de pagamento, tanto do cartão Mastercard quanto de outras redes de pagamento. Entre os métodos de segurança de pagamento utilizados pelo sistema está o token. Com o serviço, o usuário pode fazer pagamentos online ou em app, clicando no botão do Masterpass, que autentica a transação.

Com a versão apresentada, os consumidores poderão utilizar seu banco de confiança, entre os que já são parceiros da empresa, para realizar pagamentos de forma rápida e simples em todos os dispositivos que estão no mercado, quer façam compras no comércio eletrônico, em aplicativos ou em lojas físicas.

Por enquanto, o novo serviço estará disponível, até o final do mês, para aparelhos com sistema Android, nos EUA. Até dezembro deste ano, Europa e Oriente Médio/África terão à disposição a solução Masterpass. A distribuição global da nova versão do serviço continuará em 2017 na América do Norte, América Latina e Caribe, Ásia e Pacífico e no restante da Europa, do Oriente Médio e da África em que a plataforma ainda não estiver ativa.

Entre os bancos parceiros estão Ally Bank, Associated Bank, Bank of America, Bank of West, BMO Harris Bank, Capital One, Central Bank, Citi, Fifth Third Bank, First Hawaiian Bank, First Tech Federal Credit Union, KeyBank, People’s United Bank, Security Services Federal Credit Union, SunTrust e Virginia Credit Union.

Lojas online e apps como Firehouse Subs, Masabi, MLB.com e MLBShop.com, Office Depot e ParkMobile, localizados nos Estados Unidos, também são parceiros. Entre os estabelecimentos comerciais que irão desenvolver o Masterpass nos próximos meses estão Jet Blue, Saks.com, Lord and Taylor.com, Subway app e Cheesecake Factory in-app.

Branding