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Brasil Rugby x All Blacks Maori: cara de decisão

Em campo, o avanço do esporte no país e a força da marca

09.11.18

Os All Blacks, nome da seleção de rugby da Nova Zelândia, representam mais do que um time. Reverenciados no mundo como a força mais poderosa desse esporte, a equipe conquistou uma aura de dream team – fazendo menção a outro selecionado famoso, mas este do basquete e dos Estados Unidos.  Por isso, quando se fala em All Blacks não se trata apenas de fazer menção a um grupo de atletas. Entra em campo uma marca.

É esse appeal que vai levar cerca de 25 mil pessoas neste sábado, 10, a acompanhar no estádio do Morumbi um amistoso entre o All Blacks Maori, outro selecionado da Nova Zelândia que ostenta o peso do nome (e que é chamado por lá de Maori All Blacks), e o Brasil Rugby, a seleção nacional. Fora do futebol, amistosos não costumam atrair tanta atenção dos brasileiros. Mas este é um caso especial. Tem patrocínio e transmissão ao vivo da TV paga (SporTV) e de uma plataforma, o Twitter, o que demonstra a força dessa marca.

Se alguém não sabe exatamente quem são os All Blacks, vale conferir o que é o haka, ritual maori de enfrentamento de inimigos que foi incorporado pela seleção neozelandesa, atual campeã mundial. O haka já foi tema de um comercial da Adidas feito pela Saatchi & Saatchi de Londres em 1999 (confira mais abaixo) – a marca patrocina o time. O ritual extrapolou os campos e há vários vídeos pela internet com sua representação em casamentos, chegadas em aeroportos e celebrações diversas.

O patrocinador máster do amistoso é o Bradesco, que também patrocina a seleção brasileira de rugby desde 2010. O banco anuncia que as ações planejadas para o amistoso refletem seu posicionamento de acreditar no poder de transformação do esporte. Quando decidiu apoiar o esporte oito anos atrás, o Bradesco colocou suas fichas no projeto da Confederação Brasileira de Rugby (CBRu) de popularizar o esporte no país. O reflexo dessa aposta está na venda quase total dos ingressos disponibilizados (até o fechamento desta matéria) – clientes do banco tiveram desconto de 30% nos valores dos tickets. O Bradesco estendeu o patrocínio da Confederação até completar o ciclo olímpico em 2020.

As ativações do banco envolveram estratégias de endomarketing, redes sociais e um treino especial com os atletas na USP. No dia da partida, outras ações estão planejadas. O Morumbi está sendo envelopado para marcar o evento. Dentro do estádio, haverá uma estrutura montada para ensinar os movimentos básicos do rugby, com direito a brindes para quem participar da atividade. Um espaço para fotografias refletindo o clima também foi criado para que o público possa se sentir como integrante dos Tupis, o apelido dos atletas da seleção brasileira. Além disso, o Bradesco convocou uma bateria com ritmistas para apoiar o time durante o confronto contra os neo-zelandeses.

Mídia social

Desde agosto, as redes sociais do Bradesco (Facebook, Instagram e Twitter) vem sendo utilizadas para chamar atenção do público para o embate, que acontece com uma seleção formada exclusivamente com atletas de origem maori (o time principal irá enfrentar a rival Inglaterra no domingo, num confronto que não acontecia havia quatro anos). Os conteúdos variaram entre lições de rugby à venda de ingressos, com direito a um comercial que mostra a relação do esporte com a vida (veja mais abaixo). No dia do jogo, o perfil do banco no Instagram fará a cobertura da partida com Alê Xavier (Desimpedidos), Lucas Bonini (Bonizone) e Victor (Portal do Rugby).

Patrocínio global

Outra marca que entra em campo com os All Blacks e os Tupis é a Heineken, patrocinadora oficial da seleção brasileira de rugby. O apoio ao esporte começou em 2011 e neste ano foi oficializada a parceria com a Confederação Brasileira de Rugby. Nesta semana, a empresa anunciou que o acordo com a Confederação se estende até 2020. No próximo ano, diversas ativações serão deflagradas para impulsionar o esporte no Brasil e, com isso, alimentar o sonho da seleção de disputar a Copa do Mundo de 2023, na França. Essas ativações, no entanto, permanecem em sigilo.

O apoio ao rugby faz parte de uma estratégia global. Em diversos países, a Heineken apoia atletas, clubes e campeonatos – entre eles, a Copa do Mundo e o maior torneio do esporte na Europa, a Heineken Champions Cup. Essa experiência internacional tem sido usada para estabelecer novos passos no patrocínio do rugby por aqui.

A Heineken programou ativação para o terceiro tempo do amistoso (em inglês, Third Half). Nesse momento, a seleção anfitriã oferece uma confraternização para o time visitante. “Este jogo mostra a importância que a modalidade está tomando no Brasil e, com certeza, só ajudará a trazer mais visibilidade e conhecimento sobre este esporte que é bastante difundido em muitos países”, contou Vanessa Brandão, diretora da marca Heineken, ao Clubeonline. As ações ligadas a esportes, de acordo com ela, representam mais uma forma de oferecer diferentes experiências aos consumidores. “Além do rugby, patrocinamos a UEFA Champions League e a F1, que são plataformas globais da Heineken. A marca sempre teve ligação com diferentes modalidades e, estamos sempre pensando em como oferecer momentos inesquecíveis aos nossos consumidores por meio de campanhas e eventos proprietários”.

Twitter

Esse e todos os demais momentos do jogo serão acompanhados de perto pela equipe do Twitter, que fará a transmissão do evento a partir das 18h45, em português e inglês, no perfil oficial do time brasileiro: @brasilrugby. O amistoso é considerado a partida mais importante dos Tupis. Além da plataforma e do SporTV, o confronto será disponibilizado nos canais SkyNZ e no portal de TV na web da seleção neozelandesa.

Estamos trazendo não apenas a maior referência do rugby ao país, mas parte da equipe mais vitoriosa dentre todas as modalidades esportivas no mundo. Os All Blacks Maoris chegam para coroar o grande ano vivido pelo rugby nacional, com vitórias expressivas e a conquista do título sul-americano”, declarou em comunicado Agustin Danza, CEO do Brasil Rugby.

Como destaca Pitter Rodriguez, diretor de parcerias de conteúdo de esportes do Twitter para a América Latina, todos os dias acontecem conversas calorosas na rede sobre diferentes tipos de esporte. O rugby é uma das modalidades que mais movimenta os usuários no mundo, já que é o segundo esporte coletivo mais praticado no planeta (o primeiro é o futebol). Por aqui, o interesse vem crescendo também. A expectativa é que a modalidade ganhe mais torcedores a partir desse amistoso. No Brasil, já são mais de 3,2 milhões de fãs, segundo o Ibope Repucom. “Levar aos torcedores conteúdo de qualidade e em tempo real sobre rugby é mais um passo para democratizar o acesso a conteúdos e conectar as pessoas aos seus interesses”, explicou Rodriguez.

 

Lena Castellón

Brasil Rugby x All Blacks Maori: cara de decisão

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