Cannes Lions 2015

O que pensam os jurados (Joanna Monteiro)

09.06.15

O Clubeonline apresenta um bate-bola sucinto e objetivo com todos os jurados que irão representar o Brasil no Cannes Lions, este ano.

Acompanhe abaixo o que tem a dizer Joanna Monteiro, da FCB Brasil, presidente do júri de Mobile.

1. É sua primeira vez como jurada neste Festival? Qual a importância deste convite?

Primeira vez e já como presidente de júri. Muito orgulho, muito feliz, muita responsabilidade. É muito importante para toda a agência. É um reconhecimento do trabalho de todos. Mostra que a reputação criativa da FCB Brasil está crescendo graças à integração de toda a agência. Para mim, particularmente, é uma experiência fantástica, um aprendizado maravilhoso. É a possibilidade de conhecer trabalhos e profissionais do mundo todo de um jeito diferente, mais profundo, mais próximo.

2. Como você está se preparando para o julgamento?

Fazendo o dever de casa. Estudando a categoria, vendo trabalhos, ouvindo ex-jurados, ex-presidentes de júri, lendo sobre o assunto. Quero ter minhas convicções e critérios bem embasados e claros para todos do júri desde o início.

3. Já viu trabalhos, nacionais ou internacionais, na sua categoria ou em outras, nos quais aposta?

Já vi grande parte dos trabalhos porque nesta fase de long list eu também voto, o que não vai acontecer em Cannes quando devo atuar como Presidente, acompanhando discussões e decisões do grupo todo. Justamente por já ter visto trabalhos prefiro não citar os meus preferidos na categoria.

4. De modo geral, quais suas expectativas em relação ao desempenho do Brasil, este ano, no Festival?

Acho que o Brasil vai bem. Já vi trabalhos bastante competitivos de várias agências em diferentes categorias. Mas o interessante de Cannes é a discussão em torno dos trabalhos, o que só acontece lá e faz com que eles cresçam ou desapareçam. Se não fosse assim não teria graça. Hoje, todo mundo conhece de antemão grande parte dos trabalhos, mas Cannes sempre traz surpresas.

5. O Cannes Lions virou um grande Festival, com mais categorias a cada ano e no qual as agências brasileiras investem um grande montante de dinheiro, não só em inscrições, mas também no envio de suas equipes. Você mudaria alguma coisa no Festival, se pudesse?

Para nós, no Brasil, é caríssimo! E eu gostaria que mais gente da agência e do cliente pudesse ir. Cannes ajuda a entender, a admirar e a se apaixonar pela boa propaganda.

6. Como avalia a qualidade das palestras e a infraestrutura do evento?

Acho que as palestras são cada vez mais variadas e interessantes para todos. Isso é fundamental, já que eu não acredito que dê para fazer trabalhos realmente criativos sem a paixão dos profissionais de todos os departamentos da agência e clientes. Quanto a infra-estrutura, tomaria cada vez mais cuidado com o site e a conexão, fundamentais durante o evento, e com a qualidade das exibições. Estamos falando de ideias, mas as execuções são cada vez mais importantes e, para isso, imagem e som são decisivos.

7. O fato de agora haver um grande número de ‘celebridades’ anunciadas dentre os palestrantes te parece um diferencial atraente?

É uma oportunidade de ouvir essas personalidades sob a ótica da publicidade. Eu acho legal ver que muitas vezes atrizes, atores, cantores, são também diretores, produtores e roteiristas. São as boas histórias que não estão na mídia.

8. Recomenda alguma palestra nesta edição do Festival?

Minha lista ideal é grande:

- Betsy Beers (Executive Producer of “Grey’s Anatomy”,“Scandal” & “How to Get Away With Murder”) - Creativity is the only way to survive (segunda-feira, 22)

- Marilyn Manson (Seer, scribe, painter, actor, criminal, panderer of chaos, live performer...oh, and rock and roll demagogue) speaking at: 9th annual grey Music Seminar (segunda-feira, 22)

- Jamie Oliver (Chef, Restaurateur, Entrepreneur and Global Philanthropist) - Innovation: When new just isn't enough (terça-feira, 23)

- A conversation with Kenneth Branagh (quarta-feira, 24)

- Wendy Clark - Why Bravery, Belief and Being underestimated will fuel your brand (and your carrer) (quarta-feira, 24)

- Rei Inamoto (Global CCO, VP AKQA - Future Lions (quarta-feira, 24)

- Julia Louis Dreyfus (Actress, Comediam, Producer) - A political address from the Queen of Comedy (quarta, 24)

- John Boiler (Partner, Chief Executive Officer 72andSunny) - How to grow the people you want to hire (quinta-feira, 25)

- David Guetta - Making the brand: Authenticity and Influence through Celebrity Endorsements (quinta-feira, 25)

- Bobby Hershfield (Partner, Chief Creative Officer SS+K) - Making work better: lessons from leap: account to creative (quinta, 25)

Leia anterior, com o jurado Andre Pasquali, da Rapp Brasil, aqui.

Todas sobre Cannes aqui.

Cannes Lions 2015