Cannes Lions 2015 – Kenneth Branagh

"O medo pode ser o pior inimigo da criatividade"

24.06.15

Para quem não faz a linha Kim Kardashian, o Cannes Lions 2015 ofereceu a oportunidade de ouvir nesta quarta-feira (24) um nome com perfil diametralmente oposto. O ator, diretor e roteirista irlandês Kenneth Branagh, que prefere dispensar o título de Sir, conversou com a editora-chefe do jornal The Guardian sobre Shakespeare, Cinderela, meditação e o medo como inimigo da criatividade.

Confira alguns dos melhores momentos do bate-papo:

“As pessoas querem rotular se um roteiro é um drama ou uma comédia. Eu gosto da mistura de gêneros.”

“Você tem razões conscientes e inconscientes para escolher um roteiro. Para mim, Cinderela pode ser tão emocional quanto Winter’s Tale, de Shakespeare.” (Kenneth dirigiu a nova versão do conto de fadas, com Lily James e Cate Blanchett e participa de uma nova montagem da peça)

"No fim do filme Cinderela, quando ela diz ‘Eu te perdoo’ para a madrasta, muita gente fica irritada. Outras pessoas acham essa a melhor parte do filme. Estamos falando de um conto de fadas que desperta esse tipo de paixão."

“Tomar uma decisão imbuído de sentimentos como medo e pânico pode ser um golpe fatal para a criatividade.”

“Tenho alguns rituais sobre como e onde vou ler um roteiro. Faço um café, vejo se devo ler do lado de fora, se é em um lugar onde não serei interrompido. Procuro fazer da primeira leitura algo de que me lembre. É bom lembrar daquela boa sensação, desse primeiro momento, nos dias escuros pelos quais você pode passar quando começam as críticas.”

“Acredito na arte da quietude, procuro meditar duas vezes ao dia. Acho importante continuar ouvindo aquela voz interior.”

“O que faço hoje não é diferente do que eu fazia quando tinha 20 e poucos anos. Mas naquela época parecia exorbitante.”

“Por um nanosegundo, fui uma espécie de ‘actor to watch’ na Inglaterra, porque eu misturava esse lado mais clássico com outro mais comercial. (...) Teve, sim, um momento em que tive medo desse contato com o público, mas, hoje, me sinto um privilegiado por poder estar aqui.”

“Sua meta deve ser se colocar em uma posição vulnerável.”

Cannes Lions 2015 – Kenneth Branagh