Cannes Lions 2017

R/GA conquista GP de Media

21.06.17

Uma startup que virou um Grand Prix. Isso poderia resumir um pouco da conquista da R/GA que ganhou o GP de Media com a campanha “Innovating Saving”, feita para a Jet.com, uma empresa de e-commerce que surgiu em julho de 2015 como uma startup. Hoje é uma companhia de US$ 3,3 bilhões e é uma subsidiária do Walmart.

Para o presidente do júri, Mike Cooper, CEO global da PHD, inovou na comunicação de ensinar o público a economizar dinheiro. O elemento-chave da estratégia é a mídia social. A Jet.com contou com uma série de vídeos brincando com a ideia de Super Bowl, mostrando tigelas, por exemplo, em vez de abordar a grande decisão da liga de futebol americano. Também usou o Google Translator numa peça de rádio. No Natal, a agência criou um app que calcula o tempo que se passa com sua família, o Careculator, sugerindo gastar menos com presentes e dedicar mais atenção para familiares e amigos. Tudo isso fortalecendo o conceito de economizar.

Jurada na categoria, Miriam Shirley, vice-presidente de mídia da Publicis, contou que “Fearless Girl”, campanha da McCann New York, que levou dois Ouros em Media, não chegou a estar cotada para o GP. Isso porque a mídia não foi planejada para amplificar a mensagem. Já “Innovating Saving”, segundo ela, teve uma visão integrada e “media oriented”. Em relação às peças que levaram Leões, Cooper destacou o papel da tecnologia, dizendo que havia machine learning e AI, demonstrando a força da mídia.

O Brasil conquistou cinco Leões de Bronze (confira os ganhadores aqui).

Cannes Lions 2017