Cannes Lions 2018

Spotify é Media Brand of The Year

05.06.18

Neste ano, a organização do Cannes Lions irá homenagear não uma pessoa, porém uma marca ao conferir o prêmio especial dado para a mídia. Plataforma com mais de 170 milhões de usuários no mundo, o Spotify foi escolhido como Media Brand of The Year por sua característica de inovação contínua e pela construção de parcerias com outras marcas.

Lançado em 2008, o serviço de streaming vem transformando a maneira como artistas e a audiência se engajam com a música, processo que rapidamente foi abraçado pelas marcas. O Spotify conquistou seis Leões no Festival de Cannes do ano passado com canpanhas como "Thanks 2016... It's been weird" e "President of Playlists".

Daniel Ek, cofundador e CEO do Spotify, irá receber o Leão em nome dos mais de 300 funcionários da plataforma. "Embora possa apreciar que esta premiação normalmente reconhece um indivíduo, eu não embarquei nesta jornada sozinho. Nós atingimos o lugar onde nos encontramos graças a nossos funcionários, do passado e do presente", afirmou em comunicado à imprensa.

Esta é a primeira vez que uma marca recebe o prêmio. Antes disso, a homenagem, batizada de Media Person of The Year, era feita a executivos e fundadores de empresas. A organização do festival criou esse Leão em 1999 para reconhecer quem definiu o futuro da indústria da comunicação e quem foi uma personalidade influente no cenário da mídia.  O primeiro homenageado foi Silvio Berlusconi, apontado pelo Cannes Lions, em sua lista de premiados, como magnata da mídia - e então primeiro ministro da Itália. No ano passado, o escolhido foi Lucian Grainge, chairman e CEO do Universal Music Group.

Na lista estão também: Steve Ballmer (em 2009, quando era CEO da Microsoft), Mark Zuckerberg (o CEO do Facebook recebeu o prêmio em 2010), Eric Schmidt (em 2011, à época chairman executivo do Google), Jack Dorsey (cofundador do Twitter, em 2012), Richard Plepler (CEO da HBO, em 2014) e Shane Smith (fundador e CEO da Vice, em 2016). Em 2003, o prêmio não foi atribuído a nenhuma personalidade.

Leia todas sobre Cannes aqui.

Clubeonline estará em Cannes este ano, mais uma vez, com o patrocínio das seguintes empresas:

Alice Filmes

Barry Company