Cannes Lions 2020/2021

Debate: Indústria deve criar conhecimento sobre metas sustentáveis

21.06.21

O Festival de Cannes tem ampliado seu engajamento com a sustentabilidade nos últimos anos, a começar pelo prêmio Sustainable Development Goals Lions, instituído em 2018 como uma forma de aumentar a conscientização sobre as 17 metas conhecidas como Global Goals, adotadas pelas Nações Unidas (ONU) em 2018.

O objetivo por trás da relação entre as Sustainable Development Goals (SDGs) e a indústria da comunicação é gerar conhecimento sobre essas metas, todas interligadas e que tentam combater mudanças climáticas e desigualdades em suas várias formas. Outra função do mercado é criar um “call to action para que pessoas, governos e empresas cumpram sua parte. Em paralelo, a inovação, criatividade e tecnologia presentes nas agências, empresas de mídia, anunciantes e demais players do setor são fundamentais para que as metas sejam atingidas.

Não à toa, a edição 2021 do Festival começou com o tradicional Cannes Lions Live Debate unindo diversas vozes da indústria, bem como representantes da ONU, para alinhar os próximos passos. O principal tema da conversa foi entender como a indústria pode combater as mudanças climáticas e desigualdades do mundo de um jeito mais rápido e prático. Em linhas gerais, fazer com que os discursos se tornem práticas. Para eles, informar é uma função importante da comunicação.

"Notamos que as pessoas mais impactadas pela crise que vivemos são as que menos estão engajadas em saber sobre esses problemas. Por isso, a indústria da comunicação é vital para criar conhecimento e entendimento, empurrar lideranças governamentais para a direção certa e engajar pessoas que irão advogar em torno de regulamentações mais fortes. Além disso, as ações particulares das pessoas e os compromissos das empresas também são importantes", defende Maher Nasser, diretor da divisão de divulgação do departamento de comunicações globais das Nações Unidas.

Para Amina Mohammed, quinta secretária-geral adjunta das Nações Unidas, as empresas do setor de publicidade precisam incorporar a sustentabilidade em seus modelos de negócios, approachs e investimentos. "Este não é um trabalho apenas para a ONU e os governos. A indústria da comunicação tem a força para mudar visões e impactar os hábitos de consumo. E o mundo precisa de sua criatividade para ajudar nas questões climáticas e na redução das desigualdades do mundo", conclama, dizendo-se satisfeita ao ver grandes empresas colaborando. "Em 2020, a Covid diminuiu o progresso dessas metas e a pobreza cresceu como nunca em três décadas, aumentando a desigualdade. Não podemos voltar para trás", alerta.

Um dos líderes da indústria que participou do Cannes Debate, mediado por Philip Thomas, CEO do Festival de Cannes, foi Mark Read, CEO do grupo WPP. "Nas últimas décadas, o desenvolvimento econômico tirou milhões de pessoas da pobreza e muito disso é guiado pelo consumo. Mas percebemos nos últimos anos, especialmente, o quanto o consumo precisa ser sustentável. Mais recentemente, vemos todos os clientes preocupados com consumo sustentável e, como indústria, já mostramos nosso poder de mudar hábitos, como ao ensinar as pessoas a dirigir de forma mais segura e usando o cinto de segurança", exemplifica.

Wendy Clark, CEO global da Dentsu International, lembra que o papel da comunicação em ajudar no cumprimento das 17 metas tem a ver não apenas com o futuro da indústria, mas da humanidade. "Se queremos um mundo com zero emissões, precisamos mudar as formas como vivemos e trabalhamos. E a nossa criatividade, inovação e tecnologia serão importantes para isso”, avalia. "Estamos vendo todos nossos clientes em encontro ao objetivo de regenerar o mundo, e se movendo para um mundo onde não vão buscar apenas crescimento, mas crescimento sustentável", completa.

Conny Braams, Chief Digital & Marketing Officer da Unilever, representou os anunciantes no debate. Ela reforçou o discurso de que a companhia não tem o objetivo de apenas oferecer aos consumidores o que eles querem, mas em servir a eles, fornecedores, planeta e sociedade. "Em um movimento acelerado pela Covid, notamos os consumidores mais conscientes sobre o consumo e procurando escolhas sustentáveis. Eles querem estar juntos conosco na jornada, e pedindo que as empresas os ajudem a preencher essa necessidade de ser sustentáveis. Precisamos de criatividade para mudar esses comportamentos. Estamos ao mesmo tempo liderando e sendo liderados por eles nessa busca", explica. Em relação às empresas, diz Conny, um dos desafios é identificar e tornar claros, por exemplo, os footprints de cada produto e comunicar isso de maneira simples para as pessoas. "Eles precisam entender o que estamos fazendo sobre isso. É uma busca por tornar mais o mais fácil e prático possível o caminho para eles estarem juntos conosco para ajudar a transformar o planeta", resume.

Pela indústria da mídia, Matt Brittin, presidente de negócios e operações da EMEA do Google, lembra a função das empresas em darem as ferramentas e inovações que ajudarão a neutralizar as emissões. Sem contar, claro, a disponibilização de informações para os consumidores entenderem o impacto do consumo. "Percebemos um all-time-high (maior de todos os tempos) nas buscas das pessoas por questões alinhadas com a sustentabilidade e milhões de visualizações em vídeos do YouTube sobre conteúdo desse tema. Diante desse interesse crescente, temos que dar ferramentas e conhecimento que eles precisam para termos o mundo que queremos", afirma.

Por Felipe Turlão, especial para o Clubeonline

A cobertura do Cannes Lions 2020/2021 pelo Clubeonline tem o patrocínio de Santeria, Surreal Hotel e VMLY&R.

Leia todas sobre Cannes aqui.

#ClubeonlineCobreCannes

Cannes Lions 2020/2021