Cannes Lions 2020/2021

Papo com os Jurados: Luciana Haguiara / Digital Craft

15.06.21

Papo com os Jurados – Cannes Lions 2020/ 2021

Luciana Haguiara, diretora executiva de criação da Circus/MediaMonks. Nossa jurada em Digital Craft Lions.

Clubeonline - Este ano o festival acumula os trabalhos de duas edições. Isso poderá interferir na qualidade do julgamento?

Luciana - Juntar dois anos, com contextos tão diferentes, é bem ousado. Mas acho que, no final, o resultado vai mostrar os melhores trabalhos, como sempre. A minha impressão, quando comparo com as outras vezes em que julguei o festival, é que já começamos com um shortlist muito enxuto para dois anos acumulados, enquanto nas outras vezes, além de começarmos as discussões com mais peças, a gente debatia muito mais antes de cortar trabalhos.

Clubeonline - Quais expectativas para sua categoria, tanto em termos globais quanto em termos de Brasil?

Luciana - Eu estava no júri de estreia de Digital Craft, em 2016, que nasceu para celebrar o "technological artistry", ou seja, a execução artística dentro do ambiente digital. Isso tem um sentido amplo e, quando a gente olha a fundo, essa arte não fica só em direção de arte, animação, design, som etc, mas também na combinação disso tudo com a tecnologia. Em termos globais, vamos ver como a pandemia fez o craft evoluir digitalmente. Trabalhos que usam personalização, interatividade, inteligência artificial, como ferramentas para trazer experiências diferentes para as pessoas, com linguagens diferentes e cumprindo os quesitos da trinca: ideia, craft e propósito/pertinência. Falando de Brasil, essa é sempre uma categoria cruel, porque a gente sabe bem que nossa realidade dificulta bastante fazermos projetos que demoram seis meses ou mais para serem desenvolvidos, que usam machine learning, que precisam de tempo e investimento em craft. Mas o Brasil é espetacular em ideias, com inovação no jeito de pensar e de executar. Acho que a gente pode não trazer projetos muito cabeçudos do ponto de vista tecnológico em uma categoria como essa, mas a gente vai bem em criatividade e pertinência, usando a tecnologia de uma maneira simples e escalável.

Clubeonline - Você acredita que o resultado de Cannes irá refletir as mudanças que a pandemia causou no mundo e, consequentemente, na comunicação? E quanto a pautas como racismo e inclusão, que também ganharam maior destaque nos últimos tempos, elas devem ser percebidas com maior ênfase?

LucianaO resultado vai trazer coisas diferentes por causa da pandemia. Inovações do ponto de vista digital, por motivos óbvios. As pessoas estão consumindo tudo muito mais digitalmente, desde entretenimento até produtos finais. Essa mudança de comportamento com certeza vai mudar também o jeito de fazermos comunicação, já mudou na verdade.
Quanto ao ponto de vista de pautas sociais, acho que o festival sempre trouxe e sempre debateu muito o propósito das marcas e seu impacto no mundo. Vamos ver sim casos específicos das pautas atuais, mas acho que isso não é de agora, nem vai ser a última vez que vamos ver um resultado engajado.

Clubeonline - Do que você vai sentir mais falta, este ano, por não estar na Riviera: do aeroporto de Paris; do Rosé no Martinez; do macaron na LaDurée; do jantar no “Pelourin”; das filas no tapete vermelho pra, quem sabe, subir ao palco; ou das festas?

Luciana - Eu fiz amigos pra vida toda nas vezes que fui jurada e é esse contato humano que mais vai fazer falta. Depois do rosé e das festas. ;P

Leia anterior com Dani Ribeiro, diretora de criação na Artplan, nossa jurada em Print & Publishing Lions, aqui.

A cobertura do Cannes Lions 2020/2021 pelo Clubeonline tem o patrocínio de Santeria, Surreal Hotel e VMLY&R.

Leia todas sobre Cannes aqui.

#ClubeonlineCobreCannes

Cannes Lions 2020/2021