Cannes Lions 2022

Papo com Jurados: Glaucia Montanha / Creative Data

19.06.22

Papo com os Jurados - Cannes Lions 2022

Glaucia Montanha, Head de Digital Business da Artplan e Convert. Nossa jurada em Creative Data.

Clubeonline - O Cannes Lions volta a ter uma configuração mais parecida com a que conhecíamos antes da pandemia. Você espera encontrar mudanças nesta edição presencial?
Glaucia Montanha - Esse ano todo o festival foi reformulado, desde as discussões dos júri até as palestras e encontros. Eles ficaram mais curtos e profundos. Entendemos que não é o tempo de duração e sim a quantidade de troca e conversa que se pode ter sobre aquele assunto. A troca sobre um ponto de vista e uma ideia tem sido o core de qualquer encontro e roda de conversa. Todos estão preocupados em como será o futuro do modelo de trabalho e do consumidor, que mudou radicalmente nos últimos anos, e tem se distanciado das marcas. Todos estão discutindo sobre relevância, seja da marca, da agência e do profissional. Eu destacaria que 'pessoas' nunca foi algo tão discutido no festival. Acredito que será uma mistura de sentimento, um mix de reencontro presencial com trocas a partir da experiência e nível de maturidade de cada país, adquirido sob a pandemia. Tínhamos um desafio todo ano de falar sobre tendências e temas direcionado ao avanço do digital, à agência do futuro e às novas frentes de criação. Esse ano, vamos todos partir da mesma dor que foi o desafio de sobreviver esse período, como criativamente as marcas conseguiram participar e fazer relevância. Teremos conversa menos sobre a agência do futuro e sim sobre os líderes do futuro. A configuração pode parecer a mesma, mas minha expectativa é que tenhamos mais tempo de refletir sobre as conversas e aprender sobre as diferentes experiências.

Clubeonline - Quais expectativas para sua categoria, tanto em termos globais quanto em termos de Brasil?
GM - A categoria de Creative Data tem o desafio de olhar trabalhos que tem como principal ideia os dados e vivemos um período recente onde conhecer a audiência com quem se quer falar foi sinônimo de sobrevivência para muitos negócios. Diante disso, minha expectativa de forma global é sobre aprender a maturidade que os demais países estão em relação ao Brasil, onde temos tudo para crescer nessa categoria nos próximos anos, visto nossa maturidade que aumenta sobre o tema. Mas aqui é preciso entender e interpretar os dados sabendo que muitas vezes o produto final poderá ser um serviço, uma tecnologia, uma abordagem e, talvez, uma campanha.

Clubeonline - Você acredita que o resultado de Cannes irá de alguma forma refletir mudanças que a pandemia causou no mundo e, consequentemente, na comunicação?
GM - Sim, de tudo que vi até agora eu diria que a pandemia ressaltou dores que as marcas e a comunicação tinham como conhecimento, mas como objetivo secundário. E a pandemia acelerou o olhar empático entre marca x audiência e fez com que as marcas ressignificassem propósitos, abordagens e buscassem relevância através de serviços ou de algum movimento. Não vi nada sobre campanha puramente e sim ações que envolvessem e apoiassem o momento da audiência.

Clubeonline - Diversidade e inclusão, balizas na construção de uma sociedade melhor e, consequentemente, de um novo mercado de comunicação, devem ser percebidas com ainda maior ênfase nas campanhas de 2022?
GM - Eu diria que diversidade e inclusão não podem mais ser encarados como oportunidade, mas sim como obrigatoriedade para um mundo melhor. Para mim, 2022 é um ano onde não é mais permitido tratar o assunto como exceção. Ele precisa ser core de todas as ideias. Diria que a maior ênfase nas campanhas de 2022 será em “care”. Precisamos avançar em cuidado como um todo, que vai desde ESG, Bullying, PME e hiper segmentação, entendendo que a audiência está em movimento e não podemos mais ter uma única abordagem. Precisamos aprender a abrir diversas conversas que atendam as necessidades. Ou seja, será ainda mais trabalhoso, mas, ao mesmo tempo, a tendência está em proporcionar conversas próximas e empáticas.

Clubeonline: Da programação de palestras, reduzida este ano, algo chamou sua atenção?
GM - Sim, me chamou a atenção a quantidade de “TEDs” que foram abertos, tem muita palestra que foi transformada em mesa de conversa menor e de maior troca. Aqui para mim é a principal diferença e beleza desse ano. Estamos entendendo que não se trata mais sobre um longo tempo sobre um assunto e sim fazer rodas de conversas curtas e profundas que vão inspirar a partir da troca.

Leia anterior, com Paulo Garcia, Diretor/Diretor de Criação e Sócio da Zombie Studio e nosso jurado em Film Craft, aqui

A cobertura do Cannes Lions 2022 pelo Clubeonline tem o patrocínio de Asteroide, Canja Audio Culture, Côrtes e Companhia, Fantástica, Google Brasil, MugShot Produtora de Som, Publicis Brasil, Wunderman Thompson e Smiles.

Leia todas sobre Cannes aqui.

Cannes Lions 2022