Cannes Lions 2022

Festival bane inscrições e delegados russos

04.03.22

Depois da invasão da Ucrânia, o Festival Internacional de Criatividade de Cannes baniu a Rússia da premiação global, de modo que agências e anunciantes russos não serão mais elegíveis a disputar troféus em 2022 e os delegados dessa nacionalidade não poderão participar do evento.

"Estamos juntos com nossos amigos na Ucrânia – e nossos muitos parceiros e membros da comunidade na Rússia que se opõem fortemente às ações do governo russo", declararam os organizadores dos Lions, em comunicado.

"Apesar de nosso desejo de celebrar a criatividade de onde quer que ela venha, tomamos a decisão de não aceitar inscrições ou delegações de organizações russas no Cannes Lions ou em seus programas de premiação associados."

A Ascential, empresa controladora do festival, informa que fará uma "doação significativa" para instituições humanitárias que trabalham na região afetada pela guerra.

Os participantes ucranianos também serão reembolsados ​​este ano pelas taxas inscrição em todas as categorias. Além disso, o evento será gratuito para "todos e quaisquer" criativos ucranianos que puderem participar em junho.

No início desta semana, o festival londrino D&AD Awards anunciou que continuaria aceitando inscrições russas para 2022. No entanto, informou que todas as taxas desses trabalhos seriam doadas ao Art Director’s Club da Ucrânia.

Recentemente, festivais de cinema europeus barraram delegações russas, leia anterior sobre o assunto aqui.

Leia todas sobre Cannes aqui.

Cannes Lions 2022