Cannes Lions 2022

Júri under pressure, prêmios no limite

22.06.22

Se do lado de fora do Palais du Festivals a paisagem convida para o relaxamento, do lado de dentro, principalmente nas salas de julgamento, a vida segue under pressure.

Além da quantidade de peças que precisam ser avaliadas e da responsabilidade que é julgar trabalhos de todo o mundo, fora as barreiras culturais e de língua - para quem não tem o inglês como língua nativa, o cansaço mental é ainda maior - prazos que precisam ser cumpridos, e 'lobbies extraoficiais' que, para muitos, podem se tornar um peso extra na bagagem, ainda há as orientações constantes da organização do festival que podem, sim, influenciar nos resultados. Isso já vem sendo comentado há alguns anos. Mas nesta edição, onde tudo parece mais enxuto, as listas de prêmios demonstram ter ganhado uma proporção meio padrão.

Segundo o apurado, este ano haveria diretrizes ainda mais claras do que em outros anos para que toda categoria entregue Grand Prix, por exemplo, o que impediria ao júri decidir que nenhum dos trabalhos parece tão mais incrível que os outros para ter a premiação máxima. Também haveria uma sugestão do número de finalistas e Leões que deveriam ser entregues. Com limites de mínimo e máximo de prêmios, trabalhos bons podem ficar de fora e trabalhos que talvez não fossem considerados para Leões, podem ganhar.

Em off, um jurado contou que, na categoria que analisou, em que a quantidade de peças inscritas não é grande (em comparação a outras), a distribuição de metais ficou na média, em relação ao ano passado. Mas existe a obrigatoriedade de se fazer uma média em relação ao número de inscrições. Daí, a orientação vai para a distribuição de Leões, que ele exemplificou como 1 GP, 2 Ouros, 5 Pratas e 7 Bronzes. Segundo ele, há uma margem para essa definição, mas dentro do número proposto.

Outro jurado confirmou que existe sim a orientação e na categoria dele ficou em distribuir 20 Leões. O número virou uma espécie de brincadeira, entre eles, já que queriam poder distribuir mais metais – em função da qualidade dos trabalhos, justificou.

Uma jurada, também ouvida pelo Clubeonline, também em off, declarou que a organização impõe até o número de peças que o júri pode conferir prêmios. Ou seja, estabelecem mesmo um limite.

É muita pressão. Os jurados encerram os trabalhos pensando em apenas duas coisas: cama e um Rosé.

Santé!

A cobertura do Cannes Lions 2022 pelo Clubeonline tem o patrocínio de Asteroide, Canja Audio Culture, Côrtes e Companhia, Fantástica, Google Brasil, MugShot Produtora de Som, Publicis Brasil, Wunderman Thompson e Smiles.

Leia todas sobre Cannes aqui.

Cannes Lions 2022