Cannes Lions 2024

Festival anuncia homenageada com LionHeart

09.05.24

A organização do Festival Internacional de Cannes acaba de anunciar que Maria Ressa, cofundadora e CEO do site Rappler, será a homenageada do Cannes LionHeart - "atribuído a uma pessoa que aproveitou a sua posição para fazer uma diferença significativa e positiva no mundo" - em 2024.

Rappler é um site de notícias que luta pela liberdade de imprensa nas Filipinas. Como CEO do veículo, Ressa está à frente dessa batalha e vem sofrendo perseguições políticas e prisões, tendo sido forçada a pagar fiança 10 vezes para permanecer livre. Seu livro mais recente, "Como enfrentar um ditador", foi lançado em novembro de 2022 e traduzido para 20 idiomas.

"Este reconhecimento sustenta a dedicação incansável de Maria Ressa para salvaguardar a liberdade de expressão, através de sua liderança notável no Rappler para combater a disseminação de desinformação. O LionHeart é concedido àqueles que estão fazendo uma diferença genuína para o mundo, e Maria tem sido fundamental na redefinição do jornalismo investigativo. Sua criatividade e trabalho são uma inspiração para todos nós", defende Simon Cook, CEO do Lions.

Obrigada por reconhecer o trabalho do Rappler, onde continuamos a lutar contra as adversidades para ajudar a criar o mundo que queremos", ressalta Maria.

Sob a liderança de Ressa, Rappler concentra a sua atenção crítica no colapso do ecossistema de informação global e na forma como comunidades de ação interligadas podem proteger os valores democráticos.

Maria foi uma das duas jornalistas que receberam, em outubro de 2021, o Prêmio Nobel da Paz, em reconhecimento dos seus “esforços para salvaguardar a liberdade de expressão, que é uma pré-condição para a democracia e uma paz duradoura”.

Ressa receberá o LionHeart no dia 21 de junho, durante o Cannes Lions 2024.

Os ganhadores anteriores do LionHeart incluem nomes como Yvon Chouinard (leia aqui), Bono Vox (aqui), Al Gore (aqui), Blake Mycoskie (aqui), Phumzile Mlambo-Ngcuka (aquie, no ano passado, Malala Yousafzai (aqui).

Leia todas sobre Cannes, aqui.

Cannes Lions 2024