Cannes Lions – The Feminine Mystique

Tecnologia, globalização e a questão da igualdade de gênero

25.06.15

O painel "The Feminine Mystique 2.0", que rolou nesta quinta-feira (25) durante o Festival de Cannes 2015, promoveu uma discussão sobre como a tecnologia e a globalização estão reformulando a questão da igualdade de gênero.

O tema da palestra é uma homenagem ao famoso livro de Betty Friedan ,"A Mística Feminina", publicado pela primeira vez em 1963 e que discute a crise de identidade feminina, analisando a construção da imagem da mulher como dona de casa perfeita, mãe e esposa. O livro tornou-se um dos principais desencadeadores da "segunda onda feminista" nos EUA.

Participaram do debate Tina Brown, CEO e fundadora do Tina Brown Live Media; Maureen Dowd, escritora e colunista do The New York Times; Kat Gordon, fundadora da The 3% Conference; Thalia Mavros, fundadora & CEO da Front e ex-ECD da Vice Media; Tista Sen, diretora de criação nacional & vice-presidente sênior da J. Walter Thompson Índia, além de jurada do Cannes Glass Lion Award este ano; e Windsor Hanger Western, cofundadora e presidente da Her Campus Media.

Durante o painel, foi destacado que nenhuma das 102 "empresas unicórnios", companhias na área de tecnologia avaliadas em US $ 1 bilhão ou mais, é administrada por uma mulher. Em 1999, 10% dos tomadores de decisão em empresas de capital de risco eram mulheres e, em 2014, esse número caiu para 6%. As participantes ponderaram sobre o porquê esse número ter diminuído nos últimos 15 anos e questionaram se as mulheres estão focadas em outras disciplinas.

O Clubeonline está no Cannes Lions e Cannes Health 2015. A cobertura é um oferecimento de A Voz do Brasil; Barry Company; Conspiração Filmes; DPZ&T; Estúdio Angels; FCB Brasil; Getty Images do Brasil; Hungryman; JWT; LBTM; Lucha Libre Audio; Miami ad School/ESPM; Movie&Art; Mullen Lowe Brasil; Paranoid; Piloto TV; Popcorn Filmes e Y&R Brasil, com apoio da Publicis Brasil.

Cannes Lions – The Feminine Mystique