arrow_backVoltar

Carro x Drone

Peugeot destaca aspecto futurista do novo 208 em ações estratégicas

08.09.20

Em linha com o conceito global de Peugeot, "Unboring The Future", que pretende demonstrar por meio de seus produtos a preocupação da montadora em desconstruir o estigma de que o futuro poderia ser "chato ou careta", o anunciante apresenta seu novo hatch Peugeot 208 e-GT no Brasil.

Antes do lançamento do modelo, que conta com versões com motor elétrico ou flex, a campanha criada pela BETC/Havas teve início com uma ação "teaser", em agosto, chamada de "QR Car" (leia e veja aqui).

A iniciativa colocou para circular pelas ruas do país diversos carros camuflados. Quem se deparou com um dos veículos e apontou a câmera do celular para o QR Code adesivado recebeu um "spoiler" sobre o novo 208.

A estratégia de comunicação continua seguindo a linha de dialogar com "tecnologias modernas", pretendendo chamar a atenção do consumidor para o "conceito futurístico" do modelo.

Por isso, agora a Peugeot irá lançar, em vez de uma experiência comparativa "carro versus carro"como se costuma observar com frequência no segmento automotivo, uma corrida entre automóvel versus... drone.

"No lugar de comparar o veículo com outro concorrente, o que seria o óbvio, estamos fazendo um comparativo com uma tecnologia de ponta (drone), para destacar o que o 208 tem de mais moderno, como o painel holográfico em 3D, e para lembrar o público sobre o 'prazer de dirigir'", aponta Erh Ray, sócio e CEO da BETC/Havas.

Ação de branded content que será exibida no programa "Acelerados", do SBT, contará com três episódios (assista ao teaser, abaixo). No primeiro, o piloto Gerson Campos, campeão da GT Sprint Race, estará ao volante do modelo da Peugeot. Depois, Rubens Barrichello fará o quadro "Volta Rápida", pilotando o 208 no programa. Já o terceiro irá reunir todos os carros elétricos do mercado brasileiro.

A BETC/Havas também está adaptando o comercial global de lançamento do modelo, "Car of Future" (assista à versão original, abaixo), criado pela BETC Paris. O filme mostra imagens "fake" de crianças no passado, fazendo previsões sobre os "carros do futuro". Enquanto um dos pequenos acredita que os automóveis terão "faróis que parecem dentes de leão" - como os do 208, que têm prolongamentos de LED até o para-choque - outro aparentemente prevê o surgimento do 3D. A peça para o mercado local (em breve no Clubeonline) chegará à telinha no próximo dia 15.

Como parte do esforço, um hotsite pretende funcionar como hub de conteúdo, oferecendo ao consumidor informações sobre o carro. Completam a estratégia peças para os canais digitais da Peugeot, para mídia exterior e materiais para pontos de venda.

Além disso, a montadora possibilita efetuar a reserva de compra do novo modelo via comando de voz, por meio do Peugeot Assistant, ferramenta baseada no Google Assistant. Ela pode ser utilizada se o consumidor disser: "Ok Google, falar com Peugeot".

"Mesmo diante do cenário de pandemia em 2020, conseguimos inovar, levando o aspecto futurista do carro para ações estratégicas e práticas, como o QR Car, a possibilidade de conversar por voz, por meio do Peugeot Assistant, e a prova de obstáculos versus o drone, em parceria com o 'Acelerados'", comenta Andrea Siqueira, diretora executiva de criação da BETC/Havas.

A expectativa da Peugeot é que o lançamento ajude a montadora a dobrar a sua participação de mercado no Brasil, aposta Alessandra Souza, diretora de marketing da montadora. A executiva, contudo, não especifica um prazo para que a meta seja atingida.

Ficha Técnica (ativação):

Agência: BETC/Havas

Cliente: Peugeot

Produto: Novo Peugeot 208

CCO: Erh Ray

OMD: Daniel Jotta

Diretora Executiva de Criação: Andrea Siqueira

Diretora de Criação: Andrea Siqueira

Criação: Philippe Demar, Victor Castelo, André Batista, Rodrigo Casanovas, Vitor Chagas, Lucas Vieira (Madu) e Leandro Oliveira

Marcas & Negócios: Fabiane Veiga, Gabriel Redigolo, Juliana Stern e Gabriela Viana

Canais & Engajamento: Thiago Rodrigues, Fabrício Duarte, Katarine Sanches e Stephanie Scibor

Estratégia: Agatha Kim, Bianca Brandão, Jaqueline Silva, Thiago Jorge e André Menezes

Produção: Anna Ferraz e Andrea Carmassi

Produção Gráfica: Gilmar Tadeu de Souza, Carlos Valeriano, Marcio Brusaferro e Plínio dos Santos Junior.

Aprovação do Cliente: Alessandra Souza, Marcus Penitente e Taiane Biassi

Peugeot Design Lab: Fabien Darche e João Victor Silva Medeiros

Carro x Drone

/