Clube Insights – Inscreva-se

No palco, AKQA em 'I want my MTV'

23.10.20

O projeto Clube Insights, uma realização do Clube de Criação com apoio institucional da Rede Globo, traz o universo da música para a próxima live, nesta quarta-feira, 28, às 19h. No centro do palco, a AKQA, agência que, entre seus projetos, criou clipes que conquistaram reconhecimento de fãs, artistas e também da indústria da comunicação.

No encontro batizado de “I want my MTV”, Hugo Veiga e Diego Machado, fundadores da AKQA São Paulo e CCO globais da AKQA, vão falar sobre a geração que ficou órfã da MTV Brasil. Eles recebem Aline Lata, diretora da Landia, produtora do projeto "Bivolt feat. Bivolt", e Gabriel Andrade, o Bill, fundador do Coala.LAB e do Coala Festival. Também participará do bate-papo Luiz Thunderbird, músico e ex-VJ da MTV.

O formato da live será de mesa redonda. O ponto de partida será nostálgico, com cada um falando da relação que tinha com a MTV e seus videoclipes e o que isso despertou nas mentes jovens dos convidados. Depois, vão entrar no debate temas como o papel da música e dos clipes no trabalho deles; o potencial da conexão de artistas e gravadoras com as marcas; o atual panorama musical brasileiro e as oportunidades que ele revela; e a produção de videoclipes vversus a de comerciais.

As inscrições são gratuitas e estão abertas, aqui. Mas seja rápido, porque as vagas são limitadas.

Com o Coala, a AKQA fez o lançamento do disco "Bluesman", de Baco Exu do Blues. Um curta de mais de sete minutos foi a peça principal da estratégia. O clipe foi produzido pela Stink Films e foi criado para "quebrar estereótipos impostos aos negros pela sociedade" (leia mais aqui).

Bluesman” conquistou um dos GPs de Entertainment Lions for Music do Festival de Cannes do ano passado (relembre aqui). Entre outros prêmios, o clipe conquistou Ouro em Branded Content na categoria de criação Publicações, Veículos de Comunicação & Mídia, do 44º Anuário do Clube (aqui).

O Coala vem trabalhando com a AKQA em outros projetos musicais. O clipe "Flvxo do Fvtvro", de Kevin o Chris com a dupla DKVPZ, é um dos cases feitos pela agência – que contou com a produção da Stink (mais detalhes aqui).

Outro trabalho da AKQA feito em parceria com o Coala, o #ExisteAmorfoi lançado em abril com o objetivo de arrecadar doações para pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade social em São Paulo, durante a pandemia de covid-19. Como parte do projeto Milton Nascimento e Criolo fizeram uma releitura de “Não Existe Amor em SP”, uma das canções mais famosas do rapper. Além de clipe, a iniciativa incluiu um EP com quatro músicas (leia aqui).

Com a Som Livre, a AKQA proporcionou uma experiência interativa em um projeto feito para a rapper Bárbara Bivolt. Foram criados dois clipes: um para a música “110v” e outro para “220v”. Cada um deles informa ao público para apertar o play dos dois vídeos ao mesmo tempo, gerando assim um mix das canções, que se complementam.

Com direção de Aline Lata, os clipes mostram um dia da artista em sua versão 110v e na 220v. Bivolt definiu assim a experiência: "A faixa 110v mostra o meu lado mais soul, do R&B e do canto. Já a 220v é a Bivolt do rap, da batalha e das ruas. Mas, quando tocadas juntas, seja por meio dos clipes no YouTube ou via apps de música, as melodias e narrativas se complementam e mostram quem eu sou, minhas influências e personalidade” (veja aqui).

Prepare a agenda

Clube Insights prevê 16 rodadas de palestras, entrevistas ou bate-papos, uma vez por semana, sempre às quartas-feiras, com nomes expressivos do cenário da comunicação nacional e internacional, tendo como força motriz o valor da criatividade.

A live anterior foi com Leonardo Nogueira, diretor artístico e de dramaturgia da Rede Globo. Quem perdeu, pode vê-la no nosso canal no YouTube (aproveite e faça sua inscrição).

Em novembro, já estão confirmados Toni Segarraum dos mais importantes criativos da Espanha, que será entrevistado por João Daniel Tikhomiroff (no dia 04); e Marcel Marcondes, CMO da AB Inbev nos Estados Unidos (no dia 18), que será entrevistado por Gabriel Schmitt, Co-Chief Creative Officer da FCB NY.

Mais detalhes sobre as próximas lives podem ser conferidos na landing page do projeto.

E veja como foram as lives anteriores com:
Fabio Fernandes.
Carlos Bayala.