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Consumer Report

Estudo aponta erros e acertos das marcas nas mídias sociais

25.03.24

A canadense Hootsuite, empresa global de gestão de marcas nas redes sociais, apresenta o estudo "The Social Media Consumer Report", que tem o objetivo de indicar os acertos e os erros das empresas nessas mídias, de acordo com os consumidores.

O levantamento apurou que 65% dos entrevistados indicam a comunicação autêntica e envolvente como "fator-chave" para tornar a presença de uma marca nas mídias sociais mais atraente.

Postar conteúdo inspirador (57%) e ter um ponto de vista convincente dentro da área de expertise (56%) são elementos determinantes para atrair e reter a atenção dos consumidores, segundo o estudo. Responder a perguntas e comentários diretos em tempo adequado (53%) também ajuda no relacionamento com os consumidores.

Sobre conteúdos que agradam, a Hootsuite detectou que as pessoas gostam daqueles posts que ensinam algo novo (56%), fazem rir (55%), inspiram (47%), provocam algum tipo de sentimento, como emoção, surpresa (36%) e envolvem visualmente (36%).

O levantamento também descobriu que os fatores que impulsionam a interação e o compartilhamento de conteúdos de marca são a concordância com a mensagem transmitida (44%), o fato de post ser informativo (29%), ser engraçado/divertido (27%), ou ser inspirador (24%).

As pessoas gostam que as marcas se posicionem e participem de conversas nas mídias sociais em grandes eventos esportivos (55%), momentos da cultura pop (47%), noticiário de impacto (45%) e momentos de justiça social (43%).

Entre os principais erros cometidos pelas marcas estão o “clickbait (76%), conteúdo chato/entediante (68%), conteúdo repetitivo (68%), sem autenticidade (68%) e tentativa de alcançar métricas (63%).

De acordo com o "The Social Media Consumer Report", seguidores nas mídias sociais desempenham papel essencial nos resultados financeiros corporativos, com 75% das pessoas que seguem marcas nas mídias sociais com planos explícitos de comprar delas em breve ou no futuro. Além disso, 59% das pessoas já compraram das marcas que seguem, e seguir uma marca impacta as decisões de compra de 58% dos entrevistados.

Posts pagos têm um "grande impacto" em awareness – 61% dos respondentes afirmam que já descobriram marcas, produtos e serviços por meio de posts pagos. Postagens orgânicas e compartilhadas alimentam o comportamento de compra. Segundo o estudo, postagens compartilhadas são mais poderosas para transformar awareness em consideração: posts compartilhados levaram 82% das pessoas a considerarem uma compra pelo menos uma vez no último ano, os orgânicos influenciaram 74% e os pagos, 67%.

Foram entrevistadas mais 6 mil pessoas, entre 18 e 64 anos, de diferentes países, incluindo o Brasil.

 

Consumer Report

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