arrow_backVoltar

Contra a Discriminação Racial

Universidade Zumbi e Grey apresentam Bolsa Antirracista

20.03.24

Para marcar o Dia Internacional Contra a Discriminação Racial, nesta quinta-feira (21), a Universidade Zumbi dos Palmares apresenta a "Bolsa Antirracista", projeto criado pela Grey Brasil para promover o programa Racismo Zero, idealizado pela instituição de ensino com o intuito de ajudar a acabar com o racismo em ambientes de consumo.

Para ajudar a transformar um cenário em que, infelizmente, ainda hoje as pessoas negras são frequentemente constrangidas a abrir suas bolsas para mostrarem que não furtaram nada em estabelecimentos comerciais, a estilista Naya Violeta foi convidada a assinar o design da Bolsa Antirracista, que traz uma etiqueta com o texto da Lei 14.532/2023 afixada em seu interior.

A lei prevê de dois a cinco anos de prisão e multa para quem constranger, humilhar ou cometer crimes de racismo ou injúria racial. A proposta é ajudar a conscientizar as pessoas sobre o crime.

Em um primeiro momento, 15 Bolsas Antirracistas serão distribuídas a "celebridades", que terão a missão de amplificar o assunto em suas redes sociais. Além disso, a Universidade e a agência prometem distribuir "milhares de tags com a lei", para que mulheres possam colocá-las dentro de suas próprias bolsas e, assim, participarem do movimento.

Manir Fadel, CCO e CEO da Grey, afirma que a equipe de criação da agência analisou "grande quantidade de casos em ambientes de consumo em que pessoas negras têm que abrir a sua bolsa para provar que não roubaram nada". “A Naya criou uma bolsa muito impactante e poderosa. É um orgulho contar com seu talento e sua visão. Tenho certeza que essa bolsa irá causar grande repercussão e impulsionar o Movimento Racismo Zero”, conta Manir Fadel.

O profissional revela que outros estilistas serão convidados para participar do movimento e produzirem a sua própria versão da bolsa.

A ideia é que mais empresas possam conhecer o programa Racismo Zero e façam parte da iniciativa, treinando seus funcionários para serem agentes antirracistas. Além disso, também buscamos gerar conhecimento sobre o programa para que as pessoas saibam que podem contar com um canal de denúncia caso sofram racismo em ambientes de consumo”, ressalta José Vicente, reitor da Universidade Zumbi dos Palmares.

A ação tem início nesta quinta-feira (21), com o lançamento de um filme (assista abaixo) que mostra o processo criativo de Naya Violeta, além de trazer as declarações da artista sobre a importância do projeto para a conscientização sobre a lei.

No ano passado, o programa Racismo Zero da Universidade Zumbi dos Palmares apresentou a ação "Notas de Respeito", que transformou notas fiscais em canal de denúncialeia aqui.

Ficha Técnica:

Anunciante: Universidade Zumbi dos Palmares

Produto: Institucional

Título: Bolsa Antirracista

Agência: Grey Brasil

CEO: Manir Fadel

Direção de Criação: Manir Fadel (CCO), André Gola (ECD) e João Caetano (ECD)

Criação: Duda Vidaurre, Gabriella Batista e Jonas Soares

Conteúdo: Bruno Borghi e Bruno Flores

Head de Atendimento: Priscilla Telles

Atendimento: Pamella Kacelnikas

Head de Mídia: Verusca Casciano

Mídia: Camila Mercadante

Head de Estratégia: Mariana Pagano

Head de Produção: Fabiano Beraldo

Produção: Otávio Veras

Aprovação: Reitor José Vicente

Grey Global Head of Creative Excellence: Maru Sokolowski

Grey Global Craft Partner: Costanza Rossi

Grey Global Chief Creative Officer: Gabriel Schmitt

Grey Global Creative Partner: Diego Medvedocky

Grey Global Sr. Creative Manager: Catrina Ramos

Produtora de Imagem: PANCS

Estilista/Designer: Naya Violeta

Pós-Produção: Átomo

Coordenação de Pós-Produção: Fernanda Nahas

Finalizador: Rafael Zierhofer

Montagem: Bruno Husky

Motion: Daniel Rotatori

Color: Rafael Zierhofer

Produtora de Som: Jamute

Produção executiva de som: James Feeler

Engenheiro de som: Marcelo Filho, Otávio Bertolo, Sanjai Cardoso

Coordenação: Julianna Zuppo e Letícia Nunes

Atendimento: Kiki Eisenbraun e Hingrit Nistche

Contra a Discriminação Racial

/