arrow_backVoltar

Contramemória

Produção da Paranoid comemora 100 anos da Semana de Arte Moderna

27.05.22

O Theatro Municipal de São Paulo, a Secretaria Municipal de Cultura e a Prefeitura de São Paulo apresentam o filme "Contramemória" (assista abaixo), dirigido pela dupla LUMO, formada por Luis Villaverde e Moira Soares, e produzido pela Paranoid.

A peça comemora o centenário da Semana de Arte Moderna de 1922 e divulga a mostra homônima, com obras expostas no Theatro Municipal.

"A produção evoca brilhantemente a memória de Mário de Andrade, um artista negro e gay, que liderou intelectualmente o Movimento Modernista. Eu não posso deixar de ressaltar, contudo, uma das dificuldades deste filme, que foi construir uma ponte estética entre passado e presente, dialogando com a tradição sem perder de vista a contemporaneidade", observa Bruno Imparato, diretor artístico do Theatro Municipal de São Paulo e Curador do 22+100.

"Nosso guia narrativo é Mário de Andrade. Todos os detalhes se encontram em uma homenagem de contrahistória, seja na música, que traz o Quarteto de Cordas da cidade, fundado pelo próprio Mário, a cantar uma cantiga de escravos libertos, seja na sequência de obras da exposição 'Contramemória', sobrepondo fotos da fundação do movimento negro unificado, retratos de Mário e obras críticas, como a placa de Raphael Escobar que traz o questionamento 'Com quantos pobres se faz um rico?'. Assim, o filme representa a passagem de bastão simbólica de Mário para os artistas contemporâneos", completa Imparato.

"O filme foi concebido através das reflexões de Mário de Andrade sobre o modernismo brasileiro, publicadas em um ensaio de 1942. Nele Mário reflete sobre os acertos e, principalmente, os erros dele e de sua geração, mas ressalta a importância de se manter o espírito de criação e revolta representadas pela Semana de 22. Esse é, também o espírito da Exposição Contramemória", observa o codiretor e roteirista Luis Villaverde.

"Foram oito meses desde a primeira reunião do projeto até o lançamento do filme. Poder filmar o Theatro Municipal de São Paulo com acesso a todos os seus cantos e memórias, além da criação, lado a lado, com nossa equipe e elenco, foi muito inspirador", acentua a codiretora Moira Soares.

Ficha Técnica:

Direção: Lumo
Produtora: Paranoid
Direção de Produção: Roberto Bellezia Sena
Produção: Alexandre Benjamin de Lima
Produtores Executivos: Luiz Antonio Armesto, Marcel Weckx, Bruno Imparato e Luiz Bomfim
Direção de Fotografia: Caetano Salerno
Direção de Arte: Mariana Cavalcante
Montagem: Duda Jiu
Trilha Sonora: Satelite Audio
Efeitos Visuais: Diego Morone e Luiz Adriano
Casting: Bruno Imparato
Assistente de Direção: Mafe Cicaroni
Coordenação de Produção: Mafe Cicaroni
Assistente de Coordenação: Camila Aureliano e Dulce Fernandes
Coordenadora de Pós-Produção: Layssa Pascher
Assistente de Finalização: Marcela Guimarães
Finalizadores: Cristiane Caffaro e Driano Torres
Pós-Produtora: Clan VFX e Diego VFX

Contramemória

/