Coronavírus

Facebook e Vevo fora do SXSW; One Show muda julgamento

03.03.20

Como o Twitter, o Facebook e a Vevo cancelaram seus planos de participar do SXSW pelas preocupações com o avanço do coronavírus. As empresas informaram na segunda-feira (02) aos organizadores que não irão mais enviar funcionários para o evento, que começa no dia 13. Uma porta-voz do Facebook enviou comunicado a AdAge por e-mail com o seguinte teor: "Devido a preocupações relacionadas ao coronavírus, nossa empresa e funcionários não participarão do SXSW este ano".

AdAge também publicou comunicado da plataforma de vídeos musicais, que tinha uma costumeira programação no SXSW, com direito a shows: "Após análise cuidadosa de tudo que se sabe e não se sabe sobre o coronavírus, a Vevo decidiu cancelar seu evento no SXSW deste ano. Gostaríamos de agradecer aos nossos parceiros pelo apoio e pela compreensão".

O Twitter tomou a decisão de cancelar todas as viagens que não sejam essenciais para negócios. E, com isso, o painel com Jack Dorsey, CEO e cofundador, também saiu da programação. A medida vale até o final de abril (leia aqui).

De acordo com AdAge, organizadores do SXSW e autoridades de Austin, onde acontece o evento, estão monitorando as recomendações dos centros de saúde especializados há semanas. "No momento, nenhum departamento de saúde do estado solicitou o cancelamento de nenhuma reunião, pois o risco atual de propagação de pessoa para pessoa em suas jurisdições permanece baixo", informou a organização.

As empresas que ainda planejam participar têm contato regular com o staff do SXSW, recebendo atualizações sobre medidas de saúde e segurança. É o que reporta anonimamente um executivo do mercado para AdAge. Segundo essa fonte, o SXSW estava em contato com as empresas na noite de segunda-feira para preparar medidas preventivas extras.

One Show: julgamento apenas online

Embora não tenham feito o SXSW cancelar ou adiar seu evento, as preocupações com o coronavírus estão abalando as organizações dos eventos frequentados por profissionais do mercado de comunicação. O Dubai Lynx, que tem a Ascential (promotora do Cannes Lions) como parceira, foi adiado de março para setembro (confira aqui).

O One Club for Creativity, que organiza o One Show e o ADC Annual Awards, informou que decidiu transformar os julgamentos presenciais para online para quase todas as disciplinas de suas duas premiações.

O julgamento do One Show, com jurados de 38 países, estava marcado para começar na próxima semana em Nova York. Depois seriam mais duas semanas em San Juan e Porto Rico e uma última semana de novo em Nova York.

Já existe uma plataforma digital para julgamento, que é utilizada nas primeiras rodadas de inscrições. Agora esse processo será expandido para não submeter os jurados a viagens e a riscos de contágio. A organização diz que o trabalho presencial será retomado em 2021.

Todos os jurados que revisarem as peças inscritas de forma online neste ano serão convidados a integrar os júris do One Show 2021 para fazer o julgamento presencial. O mesmo vale para os jurados do ADC que poderão participar de um evento histórico, o 100º ADC Annual Awards, no ano que vem.

Para algumas categorias do ADC 99th Annual Awards - Brand/ Communication Design, Motion/ Film/ Gaming Craft, Packaging & Product Design e Publication Design -, cujos júris são compostos em grande parte por criativos baseados nos EUA e no Canadá, o julgamento continuará sendo realizado pessoalmente.

Outra questão a preocupar os organizadores é a Creative Week. O One Club alega que, dependendo de como o surto progredir, estão sendo estudadas mudanças na programação da semana, em maio, quando acontecem as cerimônias de gala do The One Show 2020, do ADC 99th Annual Awards e do Young Ones Student Awards (que tem trabalhos julgados online), em vários locais de Nova York.

Como muitos participantes são de outros países, a organização avalia outras maneiras de anunciar os vencedores. “Ao contrário de Cannes, que é uma empresa com fins lucrativos, que tem que responder aos acionistas e gerar a maior parte de sua receita com o festival, o The One Club é uma organização sem fins lucrativos que produz muitas iniciativas ao longo do ano e não depende apenas de suas premiações”, declarou, em comunicado, Kevin Swanepoel, CEO do One Club.

O Cannes Lions mantém as datas do festival, em junho.

Coronavírus