arrow_backVoltar

DNA do Rock

Billboard lança app que analisa influência de Rosetta Tharpe

17.04.24

A Billboard Brasil pretende dar visibilidade à contribuição da cantora, compositora e guitarrista Sister Rosetta Tharpe, uma das maiores influências de nomes como Elvis Presley, Chuck Berry e Johnny Cash, para a construção do rock'n roll.

Para tanto, o veículo apresenta o aplicativo "DNA do Rock", criado pela AlmapBBDO e que revela conexões históricas e explora a rede de influências que moldaram o gênero ao longo dos anos.

Ao acessar o aplicativo, o usuário aperta um botão que identifica a música tocada (similar à tecnologia convencional para identificar um som). Um algoritmo calcula a porcentagem de influência da música de Rosetta Tharpe sobre o artista pesquisado - gênero musical, ritmo, estilo do canto, uso da guitarra elétrica, entre outras particularidades das suas produções, para mostrar quanto do "DNA" da artista existe naquela composição.

Os parâmetros foram definidos por Cristiano Pinheiro, produtor musical da Punch Áudio, e Gayle Wald, autora da biografia da artista, ambos especialistas no estilo e no legado de Tharpe.

"Além de trazer uma proposta ousada ao identificar pequenos detalhes da música escolhida e compará-los ao legado da Rosetta, nós estamos homenageando uma artista que tem um papel fundamental na história do rock, mas não recebe os créditos devidos. Queremos mostrar que a precursora desse estilo musical é uma mulher, considerada inspiração por grandes roqueiros do século passado e que, até hoje, tem seu DNA presente em canções contemporâneas”, ressalta Camila Zana, CMO da Billboard Brasil.

A norte-americana Sister Rosetta Tharpe, considerada a "mãe do rock", foi uma das primeiras artistas gospel a alcançar sucesso comercial nos EUA. A artista se destacou ao usar distorção pesada em sua guitarra elétrica. Suas produções incorporaram elementos de blues e música popular, um estilo de tocar que influenciou muitos músicos, incluindo Chuck Berry, Aretha Franklin, Johnny Cash e Elvis Presley.

"É normal você ouvir uma discussão de quem é o 'pai do rock'. Queremos fazer com que as pessoas saibam que Sister Rosetta Tharpe foi a verdadeira 'mãe do rock'. E não existe melhor forma de fazer isso do que um exame de DNA", observam Rafael Reis e Victor Laars, criativos da AlmapBBDO.

Ficha Técnica:

Agência: AlmapBBDO

Campanha: DNA do Rock

Cliente: Billboard

Presidente e CEO: Filipe Bartholomeu

CCOs: Luiz Sanches e Pernil

Diretor Executivo de Criação: Pedro Corbett

Direção de Criação: Eduardo Vares

Criação: Rafael Reis, Victor Laars

Projetos Especiais: Julia Newman, Marilia Alves

PR: AlmapBBDO, Giusti Creative PR e Mynd

Produção Audiovisual: Diego Villas Bôas, Aline Silva, Marcia Granja

Atendimento: Julia Newman, Marilia Alves

Produção digital: Lilian Cavallini, Juliana Sousa e 20DASH

Motion: Victor Laars e Ricardo Chapira

Produtora de imagem: Acaca

Produtora de Som: Punch Audio

Produtor: Cristiano PInheiro
Head de atendimento: Lili D. Aragoni
Atendimentos: Alessandra Pais, Gabriela Takan

Coordenação de Produção: Cristiane Oliveira e Karina Coviello

Mixagem e Finalização: Gustavo Guanaes, Ian Sierra e Rodrigo Tuchê

Aprovação: Camila Zana e Debora Miranda

DNA do Rock

/