arrow_backVoltar

Esperança

Africa faz cabelo virar diamante em ação para o GRAACC

05.05.14


A Africa criou para o GRAACC (Grupo de Apoio ao Adolescente e a Criança com Câncer) a campanha “Unbreakable Hope”, em parceria com a designer de joias Ara Vartanian e com a empresa Brilho Infinito, pertencente ao Grupo Altstut.



A ideia começa com a transformação (de verdade) do cabelo de pacientes do GRAACC em diamantes.



Segundo explica a agência, trata-se de um processo delicado, que exige sofisticada tecnologia. As mechas de cabelo vão para um laboratório, onde são aquecidas até ficarem carbonizadas. O material então é macerado e prensando, até virar uma pastilha que é submetida a altíssima pressão e se transforma em diamante.



Para finalizar, vem a etapa da lapidação, que faz da pedra bruta uma preciosa, eternizando os cabelos perdidos na luta contra a doença e transformando-os em símbolo de força e superação.



Na natureza, os diamantes demoram milhões de anos para se formar, mas em laboratório é possível reduzir este tempo, recriando as condições necessárias.



“O cabelo perdido durante o tratamento é uma das consequências que mais expõem o paciente. Mexe direto com sua autoestima, chama a atenção. Ao transformar esse cabelo em diamante, criamos algo positivo. Uma simbologia poderosa, que transforma a fragilidade em força, em valor”, comenta o Dr. Sergio Petrilli, um dos fundadores do GRAACC e superintendente médico da entidade.



Os diamantes sintéticos prontos foram envidados a Ara Vartanian, que criou uma joia, em forma de engrenagem, envolvendo três anéis, partindo do conceito de que a vida dá voltas. Os anéis, produzidos em ouro branco ou amarelo, trazem o diamante criado a partir dos fios de cabelo das crianças do GRAACC, como pedra principal, acompanhado de outros menores, nas opções negro, chocolate ou branco.



As joias foram doadas ao GRAACC e terão 100% de sua venda revertida para a instituição.



O fotógrafo Mauricio Nahas foi responsável por registrar as crianças, em momentos de descontração, usando as peças. 



A direção geral de criação é de Sergio Gordilho, com direção de criação de Paulo Coelho e Arício Fortes. Na direção de criação de projetos, Evandro Soares. Também participaram da criação Guigo Oliva e Rafael Gil.


Esperança

/