arrow_backVoltar

Estadão e Troiano

Ranking apresenta marcas que + engajam o consumidor

28.05.15

O jornal O Estado de S.Paulo encomendou ao Grupo Troiano a pesquisa Marcas Mais, que aponta quais são as marcas, em 25 diferentes categorias, que mais envolvem e engajam o consumidor.

Realizada com 2,5 mil pessoas, a pesquisa mediu e definiu, com um modelo de análise que vai do Desconhecimento ou da Rejeição até a Preferência e Idealização, as marcas de produtos e serviços com as quais os consumidores demonstram maiores níveis de envolvimento. A escolha das categorias e das marcas foi feita pelos editores do Estadão.

Marcas Mais é uma evolução em relação a outros tipos de indicadores e diferentes rankings do mercado, que medem o quanto uma marca é lembrada pelos consumidores (awareness, no jargão de marketing). Faz uma medição mais profunda, que exige questionário mais completo, em diversas etapas”, defende Ernesto Bernardes, diretor de Projetos Especiais do Estadão, responsável pelo projeto. “Não é necessariamente a marca de cuja campanha as pessoas se lembram. Mas a que mais engaja o consumidor - ou seja, a que gera sentimentos mais próximos da intenção de compra”, adiciona.

Para Jaime Troiano, presidente da Troiano Branding, “ser conhecida e lembrada não é o objetivo final, após um processo de gestão de marca. Os passos seguintes na construção de marcas fortes são pautados por ações que alimentem um envolvimento autêntico junto ao consumidor e junto a todos os colaboradores que se relacionam com elas, dentro da organização."

Em cada uma das categorias foram definidas três empresas vencedoras, totalizando 69 marcas, pois algumas delas estiveram em mais de um segmento.

Veja imagem abaixo, com as Marcas Mais, em suas 25 categorias.

 

Estadão e Troiano

/