arrow_backVoltar

Festival de Cinema de Cannes

Curta brasileiro concorre à Palma de Ouro

25.04.24

O curta-metragem “Amarela”, escrito e dirigido pelo nipo-brasileiro André Hayato Saito, concorre à Palma de Ouro na categoria, na 77ª edição do Festival de Cinema de Cannes.

Produzido por Mayra Faour Auad, Gabrielle Auad e MyMama Entertainment, o filme foi selecionado entre mais de 4420 obras inscritas.

A produção disputa o prêmio máximo com “Volcelest” (França), de Éric Briche; “Ootide” (Lituânia), de Razumaitė Eglė; “Sanki Yoxsan” (Azerbaijão), de Azer Guliev; “Les Belles Cicatrices” (França), de Raphaël Jouzeau; “Rrugës” (Kosovo), de Samir Karahoda; “Across the Waters” (China), de Viv Li; “Perfectly a Strangeness” (Canadá), de Alison McAlpine; “Tea” (EUA), de Blake Rice”; “The Man Who Could Not Remain Silent” (Croacia), de Nebojša Slijepčević e “Mau Por Um Momento” (Portugal), de Daniel Soares.

A Palma de Ouro de Curta-Metragem será entregue por júri presidido pela atriz belga Lubna Azabal, no dia 25 de maio.

"'Amarela' é uma ferida aberta não só do povo nipo-brasileiro, mas de todos os filhos das diásporas ao redor do globo que se conectam a esse sentimento de serem estrangeiros no próprio país. Erika, a protagonista, representa o desejo de encontrar nosso lugar no mundo", declara Saito.

O enredo se passa em julho de 1998, em São Paulo. No dia da final da Copa do Mundo contra a França, a adolescente nipo-brasileira Erika Oguihara (interpretada por Melissa Uehara), que rejeita as tradições de sua família japonesa, quer comemorar um título mundial pelo seu país, mas a protagonista sofre com uma violência.

Amarela” é a terceira parte da trilogia de curtas da MyMama com Saito que investiga sua ancestralidade japonesa, que teve início com “Kokoro to Kokoro” (leia aqui), que abordou os laços de amizade entre sua avó paterna e sua melhor amiga japonesa e seguiu com “Vento Dourado”, que tem como personagem principal sua avó materna, Haruko Hirata.

Produzido por uma equipe majoritariamente brasileira com ascendência asiática, “Amarela” será o ponto de partida para o primeiro longa-metragem do diretor, "Crisântemo Amarelo", que sintetiza a trilogia e está em processo de captação.

Leia anterior sobre o assunto, aqui.

Ficha Técnica:

Uma Produção: MyMama Entertainment
Dirigido por: André Hayato Saito
Escrito por: André Hayato Saito, Luigi Madormo e Tati Wan
Construção de Personagens: Éri Sarmet
Produzido por: Mayra Faour Auad e Gabrielle Auad
Coproduzido por: André Hayato Saito e Tati Wan
Produção Executiva: João da Terra
Produção Associada: Fernanda Takai, Rodrigo Pasianotto, Jacqueline Sato e Ilda Santiago

Direção de Arte: Luana Kawamura Demange
Direção de Fotografia: Hélcio Alemão Nagamine
Montagem: Caroline Leone
Produção de Elenco: Gy Ogata
Figurino: Yuri Kobayashi
Trilha Sonora Original: Dudu Tsuda e Lilian Nakahodo

Direção de Produção: Toti Higashi
Coordenação Executiva: Luísa Durães
Preparação de Elenco: Marina Medeiros
Elenco: Melissa Uehara, Ricardo Oshiro, Carolina Hamanaka, Kazue Akisue, Pedro Botine, Joana Amaral, Lorena Castro, Kadu Oliveira, Izah Neiva, Yuki Sugimoto, Bruno Dias, Naoki Takeda, Bernardo Antônio, Adriana Hideshima, Takao Yabu.

Direção de Fotografia (2a Unid): Danilo Arenas Ireijo
Caracterização: Mima Mizukami
Produtora de Objetos: Vanessa Utimura
1º Ass de Direção: Carolina Sentelhas
Desenho de Som: Guile Martins
Cor: Clandestino
Pós Produção: Junior Spinella

Produção Associada: Fernando Camargo
Colaboração no Roteiro: Luana Kawamura Demange, Jacqueline Sato, Érica Suzuki e Caroline Leone
Assistente de Roteiro de Ensaio: Larissa Murai

Som Direto: Samuka Braga
Chefe de Elétrica: Russo Arildo
Chefe de Maquinária: Ademir Silva
Produtora de Locação: Dani Façanha e Cristiano Silveira
Produtora de Arte: Renata Thina
Ass de Produção: Lira Kim
2º Ass de Direção: Subúrbia
Produtor de Figuração: Nalin Junior
Coreógrafo de Luta: Dani Hu
Imagens Adicionais (Japão): Yoshioka Hidetake e Hayashi Genya

1ª Ass de Câmera: Gabriela Akashi
2ª Ass de Câmera: Camila Rodrigues Yano
Ass de Câmera 2a Unidade: Gustavo Barros Uehara e Giovanny Oliveira
Foto Still: Alex Takaki
Ass de Figurino: Giovanna Naomi
Ass de Objetos: Akemi Shimada
Cabeleireiro: Victor Marques
Ass de Arte: Isabella Nakano
Ass de Figurino Extra: Ana Paula Hamaguchi
Platô: Vitinho
Contra Regra: Marcelo Miranda
1º Ass de Elétrica: Zequinha
2º Ass de Elétrica: Geovane Santos e Netto Pica-pau
1º Ass de Maquinária: Alan Alberto
2º Ass de Maquinária: Victor Ferreira e Vini Gigante
Video Assist: Iasha Salerno
Logger: Daniel Pereira
Camareira: Karina Santos
Ajudante de Arte: Bruno Yoshicava e Fernando Strativary
Ass de Platô: Alberes Souza, Paçoca e Nobru
Catering: Casa Catering Jeff
Seguranças: Santana e Fulvio
Porteiro: Sandro
Van de Elenco, Câmera e Arte: Foco Brasil Transportes
Doblo de Figurino: James e Tony
Pick Up de Produção: Denis Diniz
Motorista de Produção: Beto Fernandes
Ônibus de Cena: João Carlos Vieira de Souza
Motorista e Cobrador: João Batista Sousa e Matheus da Silva Ribeiro
Estrutura de Produção: Casa do Produtor
Equipamentos de Câmera: Locadora Digital 35
Equipamentos de Luz: Locall
Trilhos: Dlight
Acervo de Arte e Figurino: Acervo Utimura e Pandora Box
Apoio: Viação Grajaú (ônibus)

MyMama Entertainment
Produção Executiva: Andrea Lanzoni
Coordenação Executiva: Eduarda Galvão
Assistente de coordenação executiva: Vicky Mazzia
Direção de Produção: Latino Melo
Coordenação de Pós Produção: Fezão Barbieri
Finalização: Raphael Tarso
Assistente de Finalização: Vitor Torres
CFO: Clayton Ricardo
Coordenação de Financeiro: Gustavo Pitta
Assistente de Financeiro: Rose Cardoso
Assistente Administrativa: Edilania Leite
Assessoria Jurídica: Maluf & Moreno
Assessoria Contábil: FPJ
Assistente de produção/motoboy: Diogo Leite

Clandestino
Colorista: Alexandre Cristófaro e João Paulo Geraldo
Coordenação de Pós Produção: Gabriel Alvim
Conform: Lira Kim
Quality Control: Bruno Trindade
Edição Online: Luiza Freire
Atendimento: Elciane Magda
Financeiro: Silvia Dotta
Adminstrativo: Gabrielle Dotta
Mídias Sociais: Carla Ribeiro
Supervisão Geral: Alexandre Cristófaro

Apoio:
Flow VFX, Clandestino, Studios Ohm

Agradecimentos:
ACREC, Tia Nilda Hideshima, Tio Mário Hideshima, Tia Helena e Tio Laércio, Tia Izumi e Tio Takao, Tia Aiko e Tio Takeshi, Tia Alda e Tio Kiyoshi, Tio Sadao e Tia Ivone, Tia Michiko e Tio Marcil, Flavinha Hideshima, Rodrigo Hideshima, Tia Anita Kodama, Lords Diversões, Wan Yu Chih, Marcello Uehara, Kid Burro, Cesar Nery, Renata Racy, Paulo Marco de Souza, Bárbara Lopes, Joana Duchiade, Cacau Idegushi, Poroiwak, Família Fernandes, Família Saito, Satya Fernandes Saito Wan.

Festival de Cinema de Cannes

/