Festival do Clube 2016

A briga saudável entre agências e produtoras

12.09.16

A julgar pela dinâmica do painel "Ligação direta: é possível haver mais liberdade na relação criativa entre agência e produtora?" com a presença de Andy Fogwill, fundador e diretor de cena da Landia Argentina; Felipe Luchi, CCO, Lew'Lara\TBWA; e Rodrigo Grau, CCO da JWT; a relação entre as duas pontas criativas para a entrega de um filme, nem sempre é das mais amistosas.

Os palestrantes optaram por usar um cronômetro que lembra o toque de um sino de um ringue de lutas, para que cada um tivesse o mesmo tempo para se expressar em torno de diversos temas, como Roteiro, Briefing e Inspiração, Sinceridade, Compromisso, entre outros.

Confira abaixo o que pensam os convidados sobre alguns dos principais momentos que envolvem a criação de produção de um filme:

ROTEIRO

É preciso desapegar de um roteiro no momento em que você entrega a uma produtora, pois o diretor sempre pode aparecer com uma surpresa.
Rodrigo Grau

É bem difícil desapegar de algo que você passou meses trabalhando, criando e tentando convencer o cliente a aprovar, pode haver uma tensão aí nessa relação com a produtora, o que é normal”.
Luchi

O roteiro tem que ser bem escrito e o diretor precisa sentir uma conexão com o roteiro.

BRIEFING INSPIRAÇÃO

Para não parecer poético e ingênuo é preciso ter uma lista de perguntas, como a emoção que se quer passar, o tom e o movimento”.

SINCERIDADE

Desde o começo é preciso trabalhar com sinceridade, por exemplo, nos valores de investimentos”.
Grau

Preciso ter certeza se a produtora e o diretor de cena gostaram da ideia, a boa relação começa daí”.
Luchi

O diretor tem que escrever seu tratamento e não deixar para uma empresa ou outra pessoa fazer, ele precisa passar as suas reais impressões”.

COMPROMISSO

Para tirar o melhor de um trabalho, temos que ter um compromisso com a ideia, os valores e isso deve vir de todas as pontas”.
Luchi

Gosto da ideia de ser obsessivo, que soa mais interessante. Temos que aplicar isso no contexto de trabalho para entregar o melhor”.

SOCIEDADE X DIRETOR CRIATIVO

Sociedades se estabelecem por meio de vínculos reais de trabalhos, não tem mais lugar para mentira”.
Grau

As pessoas precisam ficar à vontade para brigar, discutir, o relacionamento acaba quando você não briga mais. Quando existe briga as pessoas se sentem a vontade para compartilhar e criar”.
Luchi

Meus melhores trabalhos foram com amigos, temos que potencializar a relação humana”.

PRÉ-PRODUÇÃO

A reunião é um momento em que podemos ter perspectiva e que vamos acumulando informações sobre o filme”.
Grau

É a hora de ser bastante especifico”.

BELEZA VS MOBILE

Quando comecei a trabalhar com publicidade todos tinham que ser lindos e com uma grande ideia. Claro que a qualidade mudou pelos diversos formatos, mas a grande ideia ainda permanece”.
Grau

Para decidir o que é beleza e qual a qualidade você tem que decidir quem é seu concorrente. O concorrente pode ser um filme no horário nobre ou todos os filmes caseiros que as pessoas estão comentando”.

INVESTIMENTO

Apesar de crise, alguns clientes aumentaram o budget pois sentiram a necessidade de qualidade para que transparecesse algo melhor e mais emocional”.
Luchi

Se o valor for menor, quando mais gente jovem trabalhando, mais rápido vamos conseguir resolver o filme e com mais liberdade também”.

OFF LINE

Melhor parte do processo, pois é quando vamos apresentar cliente, e a minha sensação é que não se dedica tempo, a essa parte que é uma das mais importante."
Grau

O off line é o momento mais dramático, eu gosto de estudar o off line muito antes para apresentar a mensagem correta”.

Beatriz Lorente

Confira a programação completa do Festival, aqui.

Serviço:

Festival do Clube de Criação 2016