Festival do Clube 2017

Ziraldo estará conosco. Vai perder??

10.09.17

É até comum encontrar alguma criança por aí brincando com uma panela na cabeça, inspirada em um personagem sapeca e cheio de imaginação chamado “Menino Maluquinho”, que dá nome a um livro infantil de Ziraldo Alves Pinto, ou somente Ziraldo, como este mineiro de Caratinga, nascido em 1932, é mais conhecido.

Quase 40 anos depois de seu lançamento – a obra chegou às livrarias em 1980 – o personagem continua fascinando adultos e crianças, e integrando o universo da cultura popular brasileira. Maluquinho já se desdobrou em diversos produtos, como histórias em quadrinhos – publicadas pelas editoras Abril e Globo de 1989 a 2007 – filmes para o cinema, séries para TV, peças teatrais e desenho animado.

O “pai” da criança, que além de escritor é jornalista, cartunista, ilustrador, artista gráfico, humorista e dramaturgo, estará conosco na edição de 2017 do Festival do Clube de Criação, ao lado de Washington Olivetto, chairman da WMcCann, em um painel chamado “Os Meninos Maluquinhos”, que acontecerá no domingo (17), a partir das 15h30, na Cinemateca Brasileira, em São Paulo.

Com apenas seis anos de idade, Ziraldo – que falou suas primeiras palavras tardiamente, com mais de três anos de idade – teve seu primeiro desenho publicado em um jornal, o Folha de Minas.

Anos depois, em 1949, ele partiu para o Rio de Janeiro, para tentar trabalhar como caricaturista, ilustrador ou desenhista de HQ. A ideia era atuar em jornal, mas foi parar em uma agência – a então McCann Erickson. Voltou para Minas em 1952 e, cinco anos mais tarde, formou-se em Direito. Em 1958, morando de novo no Rio, publicou cartuns em várias revistas internacionais e trabalhou nas revistas O Cruzeiro, O Cruzeiro Internacional e a Cigarra.

Ziraldo foi responsável, em 1960, pelo lançamento da primeira revista brasileira de comics, a “Saci-Pererê”. A obra reunia, além do personagem que deu nome à publicação, outros do universo folclórico brasileiro. Com o golpe militar de 1964, o título foi descontinuado, mas, em 1973, a Editora Primor reeditou as melhores histórias, em três volumes, sob o nome de “A Turma do Pererê”.

O autor foi um dos fundadores, em 1969, do jornal combativo Pasquim, publicação que se posicionava contra a ditadura militar, e que foi descontinuada em 1975. Também em 1969, lançou seu primeiro livro infantil: “Flicts”, a história de uma cor sem lugar no mundo, que conquistou o Prêmio da Academia Brasileira de Letras.

O Planeta Lilás”, com foco nas crianças, foi lançado em 1979. No ano seguinte, foi a vez do já citado “O Menino Maluquinho”, que ganhou o Prêmio Jabuti da Câmara Brasileira do Livro, Prêmio Unesco e Prêmio Caran D’Ache, além de ter sido escolhido para fazer parte da 1ª Ciranda de Livros da Fundação Roberto Marinho.

Entre 1979 e 1981,, Ziraldo ilustrou, no Caderno B do Jornal do Brasil, pequenos registros (chamados de “pipocas”) sobre o cenário político e social do Brasil, com textos assinados por Carlos Drummond de Andrade - cuja morte completou 30 anos em agosto de 2017. Juntos, Ziraldo e Drummond lançaram o livro “O Pipoqueiro da Esquina”, em 1981, pela editora Codecri (a mesma do jornal Pasquim).

Sempre em movimento, em 1999, Ziraldo lançou duas revistas: a Palavra, especializada em artes brasileiras, e Bundas, que tinha a proposta de fazer crítica política por meio do humor e que trazia editoriais assinados por Luís Fernando Veríssimo. Ambas saíram de circulação em 2001. Entre 2002 e 2004, Ziraldo editou OPasquim21, inspirado no antigo Pasquim.

Em 2009, ano de lançamento da edição comemorativa dos 40 anos da obra “Flicts”, o autor e cartunista conquistou o prêmio internacional de humor gráfico Quevedos, pelo conjunto de sua obra.

Amplificando suas áreas de atuação, Ziraldo adentrou mais firmemente no universo das artes plásticas com o lançamento da exposição Zeróis, em julho de 2010, no Centro Cultural Banco do Brasil, no Rio de Janeiro. Ele pintou 44 telas, retratando heróis de histórias em quadrinhos em situações divertidas.

Vai perder? Nunca!

Os ingressos já estão à venda, compre aqui.

Serviço:

Festival do Clube de Criação 2017