Festival do Clube 2018

Do rap ao funk: Emicida, MC Cidinho & Doca, segunda/24

23.09.18

Quem nunca ouviu em festa o “Rap da Felicidade”, canção de 1994 que diz: “eu só quero é ser feliz/ andar tranquilamente na favela onde eu nasci”? Os responsáveis pelo sucesso  - que voltou a tocar nas rádios e em shows quando o filme Tropa de Elite (2007) foi lançado -, MC Cidinho e Doca, estarão no palco do Festival do Clube 2018 na segunda-feira 24. Eles vão compartilhar a história da dupla que chegou a viajar para outros países na esteira da popularidade desse hit e de  outros como “Rap das Armas”.

A dupla, que tem origem na Cidade de Deus (Rio), estará no painel “A rua é nóiz. Cidade de Deus, também”, que terá ainda a presença de Emicida. Ele e MC Cidinho e Doca serão entrevistados por Felipe Vassão (sócio e produtor musical da Loud), Rynaldo Gondim (CCO da Heads) e Serginho Rezende (sócio-fundador da Comando S Áudio).

No início de sua trajetória, Emicida ficou conhecido por vencer diversas batalhas de MC, conquistando admiração por suas rimas de improviso. Suas primeiras composições datam de 2005. E seu primeiro single, “Triunfo”, foi produzido por Vassão em 2008. No ano seguinte, lançou um mixtape com 25 faixas: “Pra quem já mordeu um cachorro por comida, até que eu cheguei longe”. Na mesma época, foi indicado ao Video Music Brasil (VMB). Emicida tem três álbuns, dois mixtapes e três EPs. E acaba de estrear na literatura infantil com o livro Amoras.

MC Cidinho e Doca deram fim à parceria em 2007. Ambos experimentaram a carreira solo. Cidinho, porém, enfrentou problemas com o crack, fato que conta abertamente. Recuperado, ele e Doca se reaproximaram e voltaram a se apresentar em shows. Recentemente, “Rap da Felicidade” ganhou uma versão eletrônica. O remix tem a assinatura do DJ Marlboro, Selva e, claro, da dupla famosa da Cidade de Deus.

Poesia slam

Antes do painel com o rapper de São Paulo e a dupla de funk carioca, três poetas slammers se sobem ao palco. Slam é uma espécie de batalha de versos. Intitulada “Slam Resistência – Sociedade dos Poetas Subversivos”, a apresentação terá a participação de Mayara Vaz, Lucas Penteado e Tawane Theodoro.

Não perca: os slammers se apresentam entre 13h40 e 13h55. O painel “A rua é noiz. Cidade de Deus, também” acontece entre 14h e 15h15, na Cinemateca.

Confira a programação do Festival do Clube 2018aqui.

Festival do Clube de Criação

Quando: Setembro, 22, 23 e 24 - 2018 - sábado, domingo e segunda-feira

Local: Cinemateca Brasileira - São Paulo – Brasil

Largo Senador Raul Cardoso, 207, Vila Clementino