Festival do Clube 2018

Uma nova MPB plural e repleta de representatividade

23.09.18

Uma MPB cheia de representatividade, plural e muito mais ampla do que os números da música comercial brasileira. Foi o que o produtor musical Pena Schmidt descobriu com a #listadaslistas, método criado por ele para observar o que a MPB tem feito de bom nos últimos tempos (leia anterior sobre o assunto aqui).

"Existe uma nova safra da MPB distinta do que vimos até hoje e que não está visível, sendo divulgada na grande mídia, por exemplo. É uma MPB de representatividade", disse Schmidt, no Festival do Clube de Criação.

Participaram também da discussão André Kassu, sócio e chief creative officer Crispin Porter + Bogusky; Apollo Nove, sócio e produtor musical da A9 Áudio, e Maurício Tagliari, maestro e sócio da YB Music.

A #listadaslistas é, como o próprio nome diz, uma lista com as melhores listas de melhores discos do ano. O processo começou entre os anos de 2013 e 2014 e o resultado é uma grande planilha com mais de 500 discos lançados no território nacional entre dezembro e janeiro.

"Neste trabalho, aparecem pessoas jovens, lançando o seu primeiro ou segundo disco. É, de fato, uma lista que reflete o que a maioria das pessoas tem vontade de ouvir atualmente", destacou Kassu.

Schmidt compilou as informações de listas publicadas nas mídias sociais, blogs e até de páginas de veículos com grande alcance de pessoas. "E o que pode ser visto é uma MPB com pluralidade de estilos, não necessariamente bons em qualidade musical, mas que mandam o seu recado, atingem diversos nichos culturais e que ficam na mente das pessoas", complementou Tagliari.

Os resultados são interessantes. No topo da #listadaslistas, em primeiro lugar, aparece o rapper Rincon Sapiência. Em seguida, estão nomes como Tim Bernardes, Baco Exu do Blues, os goianos Boogarins, a cantora carioca Letrux e Criolo. Artistas mais antigos da MPB, como Chico Buarque, Guilherme Arantes, Paulo Miklos e Otto também aparecem na lista, porém, mais atrás.

Para Schmidt, a baixa popularidade desses veteranos revela que as pessoas “não indicam esses artistas para ninguém”. “Eles não nos retratam mais. Os verdadeiros representantes da música popular brasileira atual são esses artistas que estão no topo da listadaslistas”, enfatizou Schmidt.

Juliana Welling

SERVIÇO:

Festival do Clube de Criação

Quando: Setembro, 22, 23 e 24 - 2018 - sábado, domingo e segunda-feira

Local: Cinemateca Brasileira - São Paulo – Brasil

Largo Senador Raul Cardoso, 207, Vila Clementino

Hosted by: Clube de Criação

www.clubedecriacao.com.br

www.festivaldoclubedecriacao.com.br

55 11 3030-9322

Transporte oficial: Cabify

Temos serviço de Shuttle para quem quiser estacionar no Hotel Pullman Ibirapuera