Festival do Clube 2019

SÁBADO: Gabriel Schmitt e Whopper Detour: 'um caso de teimosia'

21.09.19

Sábado, 21, das 16h45 às 18h na sala Facebook.

Imagine sair da mesma edição do Cannes Lions com três Grand Prix, incluindo o de Titanium, categoria que sinaliza as tendências da comunicação? E isso com os outros dois GPs sendo de Mobile e Direct e levando mais um punhado de Leões em categorias diferentes? Foi o que aconteceu com Gabriel Schmitt, diretor executivo de criação da FCB New York, e com a campanha "Whopper Detour", de Burger King (relembre aqui).

Convidado para palestrar no Festival do Clube de Criação, Gabriel levará ao palco da Cinemateca Brasileira uma provocação que deve ser diária: “Cara, acho que tem de fazer mais”. Essa é uma parte do título de seu painel, que irá explicar como a teimosia da agência fez "Whopper Detour" acontecer. Se alguém não lembra do case, o Burger King enviou para o concorrente clientes que quisessem receber um mega desconto no valor do sanduíche, que saía por um centavo de dólar, desde que baixassem o aplicativo da rede e estivessem em um raio inferior a 100 metros de algum McDonald’s (leia aqui sobre a ação).

Quem vê a campanha pronta - e conquistando prêmios não apenas em Cannes -, talvez não tenha ideia de quanto trabalho deu, como foram infindáveis as conversas com advogados, dia sim, dia não, por mais de um ano. E não calcule a resiliência da agência e do cliente para colocar de pé uma ideia que era bem complicada de executar.

Sobre os resultados, Gabriel comenta: “Aprendi há algum tempo a não contar com prêmios. Mas torcia para que essa ideia, com os resultados de negócio que teve, fosse premiada. Esse reconhecimento, que nos deixa muito, muito, muito felizes, manda uma mensagem para a indústria de que criatividade inegavelmente agrega valor para marcas”.

Nascido em São Paulo, o criativo passou por Age, Y&R e Dentsu. Está nos Estados Unidos desde 2012, quando atendeu proposta da FCB Chicago e onde permaneceu por quatro anos. De lá, mudou-se para Nova York como diretor de criação de BMW na KBS e, poucos meses depois, foi convidado por Susan Credle para retornar à rede FCB, primeiro como diretor de criação de grupo e depois para o cargo que ocupa atualmente. Segundo ele, seja no Brasil, nos Estados Unidos, ou em qualquer lugar do mundo, o segredo para ser valorizado e reconhecido é, “mais que um criativo, ser também parceiro de business dos clientes”.

Gabriel faz o MBA executivo da Berlin School of Creative Leadership, que carinhosamente chama de "MBA hippie”. “Isso me ajuda muito a olhar os desafios da indústria criativa por um viés mais holístico e filosófico”, diz.

Sua inspiração vem da rua. Ver gente reagindo a tudo que acontece no cotidiano, durante a rotina. “Ando muito, o tempo inteiro, e Nova York é perfeita pra isso. É quando tenho tempo de ouvir música ou podcasts e pensar na vida”, revela. Corintiano, ele garante que o time também o inspira. Mas sabe que nem todo mundo vai concordar com essa afirmação.

Para conhecer mais de Gabriel e dos bastidores da criação desse case, o painel “‘Cara, acho que tem que fazer mais’ - Como a nossa teimosia fez Whopper Detour acontecer” será no primeiro dia do Festival do Clube (que ocorre entre 21 e 23 de setembro). O criativo já havia participado antes do evento (recorde aqui como foi sua apresentação  anterior, em 2017). O "detalhe" é nesta edição Gabriel destrinchará uma campanha que conquistou três GPs em Cannes. Não vá perder a oportunidade.