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Futebol

Estudo aponta formas + efetivas de patrocínio

23.02.15

Ibope Repucom divulga um mapeamento das formas de publicidade utilizadas pelos anunciantes durante os jogos do Campeonato Brasileiro da série A, em 2014, com o objetivo de revelar quais foram as mais efetivas dentro do ambiente das partidas.

A pesquisa, realizada pelo serviço Football 24, mostra que o patrocínio do futebol por meio de inserções de marcas nos uniformes dos jogadores gera um retorno bastante positivo para as empresas, sendo que as marcas aplicadas na “frente máster” e a aplicação dupla nas mangas das camisas possuem maior visibilidade dentre as analisadas.

Esta conclusão era esperada, até porque a frente da camisa, por causa de sua excelente visualização, é normalmente ocupada pela marca que mais investe no time. Já a aplicação dupla na manga do uniforme pode ser vista em qualquer posição que o jogador estiver em relação à câmera de TV”, analisa José Colagrossi, diretor executivo do Ibope Repucom. “É importante frisar que um bom resultado é conseguido pela combinação de boa visibilidade com alta duração de exposição”, complementa.

O estudo ainda mostra que a inserção de marcas em placas estáticas ao redor do campo de futebol e em tapetes, ao lado dos gols, também traz boa visibilidade para os patrocinadores. As placas estáticas ficam expostas por bastante tempo (715 segundos, em média) durante as transmissões na televisão. Já os tapetes posicionados ao lado dos gols acumulam 277 segundos, em média, de exposição.

Além dos resultados obtidos pelo Football 24, o Ibope Repucom apurou, utilizando a pesquisa Sponsorlink, que o patrocínio esportivo é um fator decisivo para consumidores na hora de suas compras: 45% dos entrevistados escolheriam uma marca que apoia atletas ou times em detrimento daquelas que não têm nenhuma relação com o mundo esportivo.

Além disso, 56% da população compraram produtos esportivos oficiais no último ano. Os itens para futebol de campo lideram o ranking de vendas, com mais de um terço das indicações (38%).

Realizado em setembro e outubro de 2014, o estudo Sponsorlink entrevistou 1.000 internautas. Já o Football 24 desconsidera marcas que tiveram exposição em menos de 10 jogos.

Confira no quadro abaixo mais detalhes sobre as propriedades dos uniformes que mais dão retorno aos patrocinadores:

Ranking Média de duração por jogo Propriedade Resultado QI* médio

1 200 - 250 segundos Camisa, frente (máster) 35,04

2 150 - 200 segundos Camisa, manga (duplo) 35,69

3 150 - 200 segundos Camisa, costas (superior) 34,97

4 100 - 150 segundos Camisa, manga (único) 36,59

5 100 - 150 segundos Camisa, frente (ombro) 34,88

6 100 - 150 segundos Camisa, frente (material esportivo) 29,3

7 1 - 100 segundos Camisa, costas (inferior) 31,64

8 1 - 100 segundos Camisa, costas (número) 31,49

*Índice de qualidade: valora a exposição e qualidade com base: tamanho, localização, tempo de exposição, aparições e fator de impacto.

 

 

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