arrow_backVoltar

Guerra de Cervejas

Justiça decide a favor da AB InBev, em disputa contra Molson

04.05.20

A Anheuser-Busch InBev obteve uma vitória em sua disputa judicial com a Molson Coors, por conta dos comerciais da Bud Light que zombavam da Miller Lite e da Coors Light, por usar xarope de milho.

A Molson Coors processou a concorrente pelos filmes que foram ao ar durante o Super Bowl de 2019, alegando que eram "enganosos" (leia aqui). A Molson venceu algumas rodadas iniciais, incluindo a obtenção de uma liminar que obrigou a Bud Light a parar de usar o texto "sem xarope de milho" em suas peças publicitárias (aqui).

Mas, na última sexta-feira (01º), um tribunal federal decidiu a favor da AB InBev. "Se a Molson Coors não gostar do tom de desprezo das peças da Anheuser-Busch, poderá zombar da Bud Light em troca. O litígio não deve substituir a concorrência no mercado", declarou o Tribunal de Apelações do 7º Circuito nos EUA.

A batalha, que ficou conhecida como "Corngate", começou quando a Bud Light lançou três comerciais no Super Bowl, como parte de sua campanha "Dilly Dilly", que cutucava a Coors Light e a Miller Lite pelo uso de xarope de milho.

A Molson Coors afirmou que as cervejas usam xarope de milho no processo de fermentação, mas não nos produtos finais. O tribunal de apelações, no entanto, apontou para o fato de que as cervejas listam o xarope de milho como ingredientes.

O caso foi enviado de volta ao tribunal distrital para decidir "se há alguma questão a ser julgada" ou se a decisão do tribunal de apelações "encerra o processo".

Atualmente, os dois fabricantes de cerveja estão concentrando a maior parte de seu marketing em campanhas relacionadas ao coronavírus.

Em comunicado, a AB InBev disse: "Estamos satisfeitos com a decisão de hoje. Dissemos desde o início que esse processo movido pela Molson Coors não tem fundamento. No momento, nosso foco está em apoiar nossos funcionários, comunidades e parceiros de negócios durante essa crise sem precedentes."

O diretor de comunicações e assuntos corporativos da Molson Coors, Adam Collins, afirmou, em comunicado: "A Anheuser-Busch e a Bud Light intencionalmente enganaram os consumidores americanos. Isso é injusto para o povo americano e acreditamos que é ilegal, e é por isso que houve várias decisões federais contra a Anheuser Busch neste caso."

Quanto aos próximos passos, ele disse: "Estamos desapontados com a decisão do 7º Circuito e estamos explorando nossas opções para continuar responsabilizando a Anheuser-Busch".

As informações são do AdAge.

Leia anterior sobre o assunto, aqui.

Guerra de Cervejas

/