arrow_backVoltar

Inside Video 2022

TV linear com 79% do tempo de consumo de vídeo no Brasil

18.05.22

O estudo Inside Video 2022, da Kantar Ibope Media, revela que a TV linear responde por 79% do tempo de consumo de vídeo dentro da casa do brasileiro. Os serviços de streaming são responsáveis por 21%.

Os dados são do Painel 2.0, tecnologia de medição de audiência que une dados do Focal Meter (FM), instalado no roteador dos domicílios, medindo o tráfego de internet, e do Peoplemeter DIB 6, que identifica a audiência de canais de TV.

De acordo com o Inside Video, no ano passado, 205.876.165 pessoas assistiram aos canais de TV aberta e de TV paga. O tempo médio diário diante da telinha ficou em 5h37min.

Um dos dados do estudo indica que 25% do tempo dedicado a esses meios foi assistindo a jornalismo. No ranking de preferências do brasileiro estão, na sequência, o consumo de novelas (18% do tempo), programas de auditório (9%) e reality shows (4%).

Outros dados da Kantar, obtidos pelo Video Streaming Report, uma solução da empresa, mostram como se saem dois modelos de streaming. As empresas gratuitas e financiadas por publicidade ou AVOD atingem 58% das pessoas por mês. Já as plataformas por assinatura ou SVOD contemplam 42% das pessoas mensalmente.

As principais razões que levam o público a pagar pelos serviços de streaming são preço e catálogo amplo de novos filmes e séries – cada um com 47% de relevância. Em seguida, aparece a experiência de uso (30%).

Em relação à publicidade, 63% de todo o investimento feito no ano passado foi em formatos de vídeo, segundo a Kantar. Entre os gêneros de programação, destaca-se a popularidade dos realities, que tiveram altos índices de audiência, atraindo as marcas. Entre 2019 e 2021, os dados apontam crescimento de 20% no volume de ações de branded content nesse tipo de atração.

Inside Video 2022

/