arrow_backVoltar

Jogo de xadrez

Telefonica aumenta participação na Telecom Italia. Análise antitruste será complexa

24.09.13


A espanhola Telefonica, dona da Vivo no Brasil, chegou a um acordo para aumentar sua participação na Telecom Italia, proprietária da TIM no país. A operação envolve, primeiramente, o aumento da participação da Telefonica na Telco, holding que controla, com 22,4% das ações com direito a voto, a dona da TIM.



Na primeira fase do acordo, a Telefonica pagou 324 milhões de euros para a Telco e, assim, aumentou sua participação na holding de 46% para 66%. No entanto, segundo explica a Telefonica, isso não altera a governança corporativa da Telco, pois as novas ações adquiridas não têm direito a voto.



A estrutura do acordo dá mais tempo para a Telecom Italia estudar uma possível venda da TIM Participações no Brasil e prosseguir com o plano de separação de sua rede fixa, ativo visto como estratégico por políticos italianos.



O aumento da participação da Telefonica na Telecom Itália, dona da TIM no Brasil, implicará uma complexa análise antitruste dos órgãos de regulação do setor de telecomunicações no país.



Isso porque, a segunda fase do acordo - que prevê aumento para 70% de participação da Telefônica no capital da Telco, inclusive com possibilidade da conversão para ações com direito a voto - depende da aprovação dos órgãos reguladores brasileiros. Isso poderá ocorrer em janeiro de 2014.



As informações são do Estadão.


Jogo de xadrez

/