Jogos de Paris

Globo terá Tadeu Schmidt e parceria com Galvão na cobertura

16.04.24

A Globo preparou uma programação especial para o marco de 100 dias para os Jogos Olímpicos de Paris nesta quarta-feira, 17. Desde as primeiras horas da manhã, TV Globo, Sportv e ge farão contagem regressiva para a competição, que terá sua abertura em 26 de julho.

Essa programação é uma espécie de aquecimento para a cobertura que a empresa fará dos Jogos de Paris. Uma das novidades é mais um atleta que irá reforçar o time de comentaristas: o surfista Italo Ferreira, primeiro medalhista de ouro olímpico na modalidade. A disputa do surfe será a única fora da França: as baterias vão acontecer na praia de Teahupo’o, Taiti, uma das mais desafiadoras do mundo.

Vão competir por medalhas os brasileiros Filipe Toledo, Gabriel Medina e João Chianca. Na competição feminina estarão Tatiana Weston-Webb, Tainá Hinckel e Luana Silva.

Outro nome importante na cobertura é o de Tadeu Schmidt, que encerra nesta terça-feira, 16, o comando do BBB24, que durou 100 dias na TV. O jornalista e apresentador sairá de férias com o fim do reality e depois retorna para os preparativos do Central Olímpica, programa que irá apresentar junto com a jogadora de vôlei Fernanda Garay. Por sinal, Tadeu terá a companhia, em alguns momentos, de um dos ícones das narrações esportivas, Galvão Bueno, participação viabilizada em um projeto fechado entre o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e a Globo (leia mais abaixo).

No Upfront, evento da Globo realizado em outubro passado, a volta de Tadeu ao esporte foi revelada. A atração será diária, ao vivo, nas noites da TV Globo (reveja aqui).

A grade especial desta quarta-feira conta com “Bom Dia Brasil”, que vai mostrar a volta do público aos campos e estádios, já que na edição de Tóquio o mundo enfrentava uma pandemia. Na hora do almoço, o ”Globo Esporte” trará uma reportagem especial sobre profissionais brasileiros que estarão presentes em Paris, mas trabalhando por outros países, caso de Nelson Pessoa, pai do cavaleiro Rodrigo Pessoa, que treina o hipismo da Austrália. O “Jornal Hoje” vai abordar a saúde mental, um tema muito debatido pela comunidade esportiva nos últimos anos. O ”Jornal Nacional” exibirá uma matéria mostrando como está a cidade de Paris a 100 dias dos Jogos. E o ”Jornal da Globo” contará histórias de grandes estrelas olímpicas internacionais na visão de atletas brasileiros que vão competir com esses atletas.

No Sportv, a programação inclui o “Redação Sportv”. Na sexta-feira, no Sportv2, o "Ça Va Paris’' sai do estúdio e vai para o Morro da Urca para entrevistar o presidente do COB, Paulo Wanderley.

No ge, o aquecimento destes 100 dias terá o “Termômetro Olímpico”, que irá avaliar as principais chances de medalha para o Brasil. O blog ”Brasil em Paris” irá listar 100 atletas do mundo que devem se destacar na competição.

A Globo terá uma cobertura multiplataforma dos Jogos de Paris, que se encerram no dia 11 de agosto. Serão mais de 400 profissionais envolvidos, com 16 equipes de reportagem em Paris e uma no Taiti. O Sportv terá quatro canais. A TV Globo terá mais de 200 horas de transmissão. Já o Globoplay reunirá, em um ambiente único, a transmissão completa de Paris 2024. Além da cobertura pela TV Globo e pelos canais do Sportv, a plataforma exibirá os mais de 40 sinais extras oficiais ao vivo dos Jogos trazendo todas das competições ao vivo.

Galvão Bueno de volta

Se dentro da Globo tem a volta de Tadeu Schmidt ao esporte - ainda que de modo temporário -, na cobertura olímpica dos Jogos de Paris mais um profissional da área retornará para falar das conquistas do Brasil - e também na Globo, porém de modo diferente. Galvão Bueno foi nomeado embaixador da Casa Brasil Paris 2024, ponto de encontro oficial da torcida brasileira na capital francesa, e agora faz parte do Time Brasil.

Em uma parceria com o COB e com a Globo, Galvão integrará um projeto que traz novidades no formato de cobertura esportiva. “Os Jogos Olímpicos Paris 2024 serão de retomada para todo o esporte e ter a voz mais marcante do Brasil vai ajudar a contar as histórias incríveis que veremos dos atletas brasileiros”, declarou Paulo Wanderley, presidente da entidade.

Galvão comandará entrevistas especiais com cada um dos medalhistas olímpicos do Brasil no palco principal da Casa. A atração, batizada de "Olha o que ele fez", terá duração média de 25 minutos.

Ele também conduzirá o “Resenha Olímpica”, combinando bate-papos com grandes nomes do esporte - entre eles os embaixadores do Time Brasil - e reportagens sobre comportamento, cultura e gastronomia de Paris. Galvão contará com a participação especial do jornalista Marcos Uchôa para isso. Os dois têm a experiência de nove Jogos Olímpicos juntos. O quadro de uma hora será exibido simultaneamente no Canal GB – desenvolvido em parceria com a Play9 – e no Canal Olímpico do Brasil, podendo ter distribuição também no ge.

Estou animado com essa nova parceria com o COB e com a Globo, claro, que é minha casa há tantos anos”, disse Galvão Bueno.

Para o diretor de comunicação do COB, Paulo Conde, a parceria será um sucesso. “Isso pode ser comprovado pelos números alcançados por eles nas redes sociais e na audiência durante os Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2021. Foram 150 milhões de interações durante o período com as redes de Galvão Bueno, 90 milhões de espectadores em audiência dos eventos narrados por ele na Globo e, se considerarmos apenas os tweets do Galvão, foram 50 milhões de impressões, afirmou.

Ainda na Casa Brasil, Galvão participará do COBCast, programa diário no Canal do Time Brasil no YouTube. Além disso, a Casa servirá como um dos pontos de onde o narrador gravará sua participação no Central Olímpica, de Tadeu Schmidt. Galvão também será um dos convidados da transmissão da cerimônia de abertura das Olimpíadas na TV Globo, comandada por Luís Roberto.

Jogos de Paris